23.8 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Laudos médicos poderão ter prazo indeterminado – Notícias da ALES

A deputada Camila Valadão (Psol) é autora do Projeto de Lei (PL) 326/2023, que garante validade permanente para laudos médicos que confirmem deficiência, doença ou transtorno em caráter permanente. Os laudos são essenciais para que as famílias busquem recursos especializados, como atendimentos médicos e medicamentos. 

O PL abrange a seguinte lista de condições: deficiências permanentes (física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou múltipla); transtornos de déficit de atenção, do desenvolvimento, do processamento sensorial e mental; doenças raras (congênitas, infecciosas, síndromes raras, entre outras), neurológicas degenerativas e autoimunes (congênitas ou adquiridas). 

O laudo referido no projeto pode ser emitido tanto para profissional da rede pública quanto da rede particular de atendimento. O PL será analisado pelas comissões de Justiça, Defesa dos Direitos Humanos, Saúde e Finanças.

“O objetivo é evitar que a pessoa precise ser submetida repetidas vezes a exames e avaliações médicas para atestar uma enfermidade de caráter permanente. O projeto também vai gerar economia para os cofres públicos e desafogar as filas do SUS, em razão da diminuição da busca por consultas médicas voltadas unicamente à renovação de tais laudos”, explica a autora na justificativa da matéria. 

Projetos similares

Outras duas propostas com o mesmo objetivo tramitam conjuntamente com a iniciativa de Camila Valadão. São elas o PL 451, proposto por Dr. Bruno Resende (União) e 501, de Lucas Polese (PL). Para Dr. Bruno, “(…) se a deficiência é irreversível, não há fundamento plausível para submetê-lo a reexame periódico”.

Já Polese aponta que o fim da validade nos laudos em casos de deficiências e transtornos irreversíveis evita prejuízos ao tratamento de pacientes nesses quadros. “A presente proposta visa à facilitação na continuidade no tratamento das pessoas portadoras de deficiências ou transtornos irreversíveis, eliminando barreiras para a continuidade e regularidade do tratamento, condição essencial para a evolução e melhora da saúde do paciente”.

Acompanhe aqui a tramitação do PL 326/2023

Proposta estabelece validade indeterminada para laudo médico que ateste qualquer deficiência, doença ou transtorno irreversível

Laudos médicos poderão ter prazo indeterminado

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Laudos médicos poderão ter prazo indeterminado

Vitória
céu limpo
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também