23.3 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Ministro promete acabar com ‘injustiça’ do saque-aniversário do FGTS – Economia

Valter Campanato/Agência Brasil – 09/02/2023

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante entrevista

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, voltou a defender neste domingo (14) a  revisão no modelo de saque-aniversário do FGTS
(Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Segundo ele, trata-se de uma “injustiça”, mas que qualquer mudança só ocorrerá no segundo semestre do ano. 

“Nós estamos estudando, discutindo com as lideranças, com o ministro Padilha, que coordena as ações junto ao Congresso Nacional, para ver o momento de encaminhar essa medida, para submeter à apreciação do Parlamento. Mas devemos fazer isso no segundo semestre”, disse Marinho em uma feira organizada pelo MST no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

“Meu compromisso como ministro do Trabalho é de acabar com essa injustiça”, disse mais tarde em entrevista ao Canal Livre, da Rede Bandeirantes, exibida neste domingo, 14. “Nós vamos acabar com essa injustiça, mas para isso é preciso mudar a lei”. Ele disse ter certeza que o Congresso Nacional terá sensibilidade para resolver essa questão. 

O ministro afirma que a modalidade de retiradas enfraquece o FGTS como fundo investidor do setor de habitação, saneamento e infraestrutura. 

Marinho disse ainda que os trabalhadores que optam pela retirada anual passam por um “verdadeiro castigo”, por não poderem sacar o saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Ele acrescentou que os trabalhadores de menor renda são os maiores beneficiários do fim do saque-aniversário, pois teriam direito à retirada integral em caso de demissão.

O trabalhador que optar pelo Saque-Aniversário do FGTS pode, por meio do aplicativo do FGTS, solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, desde que não haja operação de antecipação contratada. No entanto, a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.

Notícias sobre Economia
#Ministro #promete #acabar #injustiça #saqueaniversário #FGTS
Ministro promete acabar com ‘injustiça’ do saque-aniversário do FGTS

Fonte: Confira mais sobre Economia no IG

Para mais informações sobre Ministro promete acabar com ‘injustiça’ do saque-aniversário do FGTS siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo da Economia Global!

Essa matéria foi publicada em 2023-05-15 07:35:08.

Vitória
nuvens dispersas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1.5kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também