23.3 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Moraes autoriza apreensão de emails da Americanas, mas veta advogados – Economia

Tânia Rêgo/Agência Brasil – 13/03/2023

Alexandre de Moraes, ministro do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes flexibilizou entendimento anterior e autorizou a apreensão de emails da diretoria da Americanas para que a perícia apure se a companhia cometeu fraude contábil. Anteriormente, as buscas haviam sido vetadas por completo.

Com a nova decisão de Moraes, porém, as mensagens eletrônicas, documentos e dados transmitidos entre os advogados da Americanas e os executivos da empresa não poderão ser utilizadas na perícia.

“A inviolabilidade das comunicações e de dados (…) visa a proteção do exercício da advocacia como instrumento para a concretização dos direitos e garantias constitucionais individuais, tendo por finalidade a proteção da relação dos advogados com os seus representados”, diz o ministro do STF na nova decisão desta segunda.

“Estão protegidos pelo sigilo profissional todos esses dados, tais como os emails originados ou destinados aos advogados, em trocas de mensagens com o grupo Americanas, com os seus diretores, membros do Conselho de Administração, do Comitê de Auditoria, advogados internos e funcionários da área de contabilidade e de finanças da companhia”.

As demais comunicações que não envolvam advogados e, portanto, não se enquadram no sigilo profissional, poderão ser usadas na perícia.

Notícias sobre Economia
#Moraes #autoriza #apreensão #emails #Americanas #mas #veta #advogados
Moraes autoriza apreensão de emails da Americanas, mas veta advogados

Fonte: Confira mais sobre Economia no IG

Para mais informações sobre Moraes autoriza apreensão de emails da Americanas, mas veta advogados siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo da Economia Global!

Essa matéria foi publicada em 2023-04-03 16:53:27.

Vitória
nuvens dispersas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1.5kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também