23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

MPES deve compor comitê contra a tortura – Notícias da ALES

O governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 688/2023, que traz duas mudanças na Lei 10.006/2013, legislação estadual que criou o Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet/ES) e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Mepet/ES). Além de incluir o Ministério Público do Espírito Santo no comitê, a matéria também prevê a remuneração de peritos que atuam no Mepet/ES.

Com relação à primeira mudança, o Executivo explica que a inclusão do MPES tem como objetivo dar ampla efetividade social ao combate à tortura. Cumprindo o que determina decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a proposta do governo também prevê remuneração para peritos selecionados para atuar no Mepet/ES. 

De acordo com o anexo enviado junto ao projeto, serão criados três cargos comissionados remunerados no valor mensal de R$ 3.307,62 cada. O impacto financeiro para o restante do ano de 2023 é de pouco mais de R$ 78 mil. O comitê e o mecanismo atuam no combate a tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes, tendo como base o respeito integral aos direitos humanos. 

Já fazem parte do colegiado as seguintes instituições: secretarias estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), de Justiça (Sejus), e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/ES); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES); Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo; Comissão de Justiça e Paz do Espírito Santo; Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Tribunal de Justiça (TJES); Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; Defensoria Pública Geral do Estado, além de um professor da área e dois representantes de entidades da sociedade civil.

Tramitação

O PL 688/2023 consta para leitura no expediente da sessão ordinária desta terça-feira (22).

Acompanhe a tramitação do PL 688/2023

Projeto do governo também prevê remuneração de peritos que atuam no Mecanismo Estadual de Prevenção e Erradicação da Tortura no ES

MPES deve compor comitê contra a tortura

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

MPES deve compor comitê contra a tortura

Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
91 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também