28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

MPF investiga Ministério da Economia por entrega de dados a bancos – Economia

Divulgação

Fachada Ministério Público Federal do Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal abriu um inquérito que investiga possível distribuição pelo Ministério da Economia de dados biométricos e biográficos da população para diversos bancos. A informação foi concedida em primeira-mão pelo jornal O Globo e confirmada pelo iG. 

De acordo com a investigação,que acontece em Pernambuco, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital em conjunto com o Ministério da Economia teriam coletado os dados disponíveis de cidadãos brasileiros armazenados no banco de dados da Identidade Civil Nacional e pelo site oficial do governo para “degustação experimental”.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Em nota, o MPF diz que o processo ainda está em fase de apuração e espera resposta dos investigados para que  seja esclarecido quais foram os motivos por trás da movimentação dos dados e quais acordos de cooperação foram rescindidos. O procedimento que incitou o inquérito civil foi levantado em fevereiro deste ano e tornou-se público com a investigação.  

O uso dos dados teria sido feito em conjunto com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), que teria utilizado acordos de corporação entre as instituições. Caso culpados, o Ministério investigado pode se enquadrar na Lei Geral de Proteção de Dados, que garante liberdade e privacidade aos cidadãos brasileiros. 

Notícias sobre Economia
#MPF #investiga #Ministério #Economia #por #entrega #dados #bancos
MPF investiga Ministério da Economia por entrega de dados a bancos

Fonte: Confira mais sobre Economia no IG

Para mais informações sobre MPF investiga Ministério da Economia por entrega de dados a bancos siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo da Economia Global!

Essa matéria foi publicada em 2022-09-06 19:52:41.

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
78 %
3.1kmh
0 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também