34.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 3, 2024
sexta-feira, 3 maio 2024

Novo Aquaviário é entregue à população da Grande Vitória – Notícias da ALES

Após mais de duas décadas de espera, saiu do papel neste domingo (20) uma reivindicação que a Assembleia Legislativa abraçou a favor dos moradores da Grande Vitória: o retorno do sistema de transporte aquaviário para passageiros. A partir das 6 horas de segunda-feira (21), o modal começa a efetivamente complementar o sistema Transcol, com estações em Cariacica, Vila Velha e Vitória, visando melhorar a mobilidade urbana.

Álbum de fotos da inauguração

A inauguração ocorreu na Estação Prefeito Aloizio Santos, em Porto de Santana, Cariacica, sob o comando do governador Renato Casagrande e a participação de vários deputados e autoridades estaduais. 

A solenidade começou com ato ecumênico dirigido pelo padre Marcelo Luiz Basoni e pelo pastor Olavo José Martins do Carmo, da Igreja Quadrangular de Porto de Santana. Em discurso, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), destacou a história de luta pelo retorno do modal e a alegria pelo terminal homenagear o pai dele, político histórico de vários mandatos.

“Estar aqui hoje é muito importante (…) porque vai eternizar o nome de um cara que respeitava tanto a cidade de Cariacica, mesmo sendo nordestino, porque ele veio pra cá aos 11 anos de idade, mas ele tinha Porto de Santana como seu principal quintal. (…) Ele contribuiu a seu modo no tempo em que as grandes ferramentas tecnológicas nós não tínhamos, não tínhamos naquela época um estado com a economia pujante como hoje nós temos”, refletiu.

Marcelo Santos lembrou a luta com o tema ao longo de seus mandatos.“Em 2003 nós começamos o debate do retorno. O transporte aquaviário terminou porque o modelo que ele fazia era um modelo muito ruim e aí eu comecei a discutir com o governo da época e ele dizia não e não. Aí eu comecei a discutir com a população quando eu presidi a Comissão de Infraestrutura”, relatou.

O parlamentar agradeceu ao governador pela capacidade de diálogo ao receber do colegiado várias propostas e relatórios que foram fruto de visitas técnicas e audiências públicas ao longo das últimas legislaturas. 

“Nós levamos para o governo e o governador com a sua sensibilidade, admitiu, já tinha essa vontade de fazer. Porém, não estava incluindo Cariacica na primeira operação, era meramente Vitória e Vila Velha, eu disse, ‘poxa vida, Cariacica merece e deve ser um marco zero’. A sensibilidade do governador, que autorizou o secretário Fábio Damasceno para incluir no projeto o marco zero, Cariacica”, relembrou. 

Após o discurso de Marcelo, o prefeito de Cariacica e ex-deputado estadual, Euclério Sampaio (União), agradeceu e destacou que há no governo estadual “uma gestão que gosta de cuidar de gente.” Lembrou que entrou na Ales junto com Marcelo e o primeiro debate deles na Casa foi exatamente o Aquaviário. 

O governador foi o último a falar no palco montado em Porto de Santana. Casagrande ressaltou que a obra inaugurada representava uma “retomada”, mas com um modal “muito mais moderno”. Citando sempre a presença do seu vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), afirmou que o evento marcava a “entrega de quem não tem medo de fazer as coisas” e que o passo seguinte seria o ajuste do sistema.

Após os três discursos e o descerramento de placa, autoridades e parte da imprensa embarcaram nas duas embarcações – Moxuara e Penedo e seguiram viagem. O destino era a Estação Prefeito Setembrino Pelissari, na Praça do Papa, Vitória. Tal rota deverá levar 40 minutos, é a mais longa do sistema. A estimativa diária para a linha 401 (Porto de Santana/Praça do Papa) é de 17 viagens (ida e volta), segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Em Vitória, os passageiros foram recebidos ao som da Banda da Polícia Militar. Também esperavam outros deputados estaduais, o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini e e o de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. No segundo palco do dia houve oração do pastor Diego Bravim. Em seguida, o primeiro a discursar foi Paulo Henrique Pelissari, filho de Setembrino Pelissari, prefeito de Vitória por duas vezes e que agora dá nome à estação. Representando os deputados, João Coser (PT) agradeceu ao governador pela entrega. 

O prefeito Lorenzo Pazolini falou em seguida e destacou que, além do primordial, que é a mobilidade urbana, o Aquaviário representa avanço para o turismo capixaba. Ele também pediu que, no futuro, o processo de integração possa chegar até a Grande São Pedro com sua nova orla. Em seu segundo discurso, o governador voltou a ressaltar a prudência e a transparência quanto aos ajustes e o processo de aprender a melhorar o sistema com ele funcionando de fato.

Encerrada a solenidade na capital, a comitiva voltou aos dois barcos e seguiu de Vitória para a Estação Governador Albuíno Azeredo, na Prainha, em Vila Velha. A linha 402 (Praça do Papa/Prainha) levará no máximo 10 minutos e estimam-se até 34 viagens por dia.

Coletiva

Em Vila Velha o governador Renato Casagrande atendeu a imprensa. Ele disse que o impacto do modal no trabalho é relativo e que o Aquaviário representa “mais uma alternativa que a gente tem para o morador da Grande Vitória (…), para quem mora na região da prainha, no centro de Vila Velha, na região da Enseada, Porto de Santana, Itacibá (…) em determinadas regiões, mas também é uma alternativa para quem quer fazer integração com o Transcol.” 

“Pela primeira vez temos um modal (…) que e integra aos ônibus do Transcol nas vias da Grande Vitória. (…) Não é um modal que transporta muita gente. Nós vamos ter mais barcos daqui a pouquinho, mas mesmo assim não é um modal para transportar muitas pessoas. Mas é uma alternativa para aliviar o trânsito da Terceira Ponte, da Segunda Ponte, das Cinco Pontes, uma alternativa sustentável”, prosseguiu Casagrande.

Segundo ele, o Aquaviário é também “uma oportunidade que a gente tem para divulgar a baía do nosso estado, essa maravilha, essa lindeza, um olhar diferente, nova perspectiva de quem navega pela baía do Espírito Santo, olhando Vila Velha, olhando Vitória, olhando Cariacica”, lembrou. 

O socialista também respondeu sobre um tema muito destacado pelas autoridades durante a manhã, o turismo: “O governo pensa no potencial turístico porque é pela beleza que nós temos. E nós muitas vezes ficamos de costas para o mar. Com o transporte aquaviário, nós ficamos do mar olhando a cidade, então uma nova perspectiva. Isso demonstra e joga luz na beleza das nossas cidades. Então, com certeza as pessoas vão usar, nos finais de semana, os turistas que vêm aqui vão usar para conhecer mais o Espírito Santo.”

Outro ponto da coletiva foi sobre os vários adiamentos para entrega da obra. O governador respondeu que foram precisos ajustes. Na sequência reforçou em solo canela-verde a mensagem transmitida em cada palco esta manhã: o sistema será ampliado, mas primeiro é preciso aperfeiçoar estações e embarcações. “Tem área que bate mais que outra, lá em Vitória, por exemplo, o mar é mais revolto do que lá em Porto de Santana, do que aqui na prainha, então, tem um processo de adaptação”, pontuou.

Por fim, reforçou também a expectativa de que a terceira embarcação possa estar disponível já nos próximos meses.

A Assembleia e o Aquaviário

Na grande festa da inauguração do Aquaviário para o povo capixaba passando pelas três cidades, várias autoridades estaduais, municipais e federais estiveram presentes. Muitos destacaram o significado desse momento e o papel do Legislativo capixaba em tal conquista:

O presidente da Ales, Marcelo Santos, falou sobre a sua felicidade pelo marco no Espírito Santo e o lucro social que ele representa. “O transporte também tem um impacto social enorme na sociedade. O Estado não pode só pensar em lucro, colocar uma empresa, porque o transporte aquaviário, ele é um transporte mais caro e aí você tem que subsidiar. Então, isso pesa no bolso do Estado, que é no bolso do contribuinte, mas não estamos transferindo esse peso do valor para o contribuinte”, ponderou.

Para o deputado João Coser (PT) trata-se de um momento importante para a vida na Região Metropolitana. “A Assembleia foi fundamental na aprovação do projeto, no aporte de recursos, esta articulação do governo do Estado com a Assembleia que permitiu nós termos recursos e investimentos para fazer essas obras (…) Quando você integra, você facilita a vida daquelas pessoas que mais precisam para trabalhar, para estudar, para ir ao médico, atende a população mais necessitada”, declarou. 

Já o deputado Alexandre Xambinho (PSC), presidente da Comissão de Infraestrutura, afirmou que o colegiado acompanhou desde o início o processo, fiscalizando a implantação. “Fizemos vistorias in loco e agora nós vamos continuar fiscalizando o funcionamento do Aquaviário para atender a população capixaba com muita qualidade.”  

“Vale destacar a importância desse novo modal para a população capixaba, além de contemplar as belezas da baía de Vitória com o turismo de qualidade, criando mais uma alternativa de turismo para a população capixaba”, finalizou Xambinho.

Líder do governo na Ales, Dary Pagung (PSB) assistiu à chegada das duas lanchas em Vitória e considerou o momento histórico na memória do capixaba: “Um trabalho em conjunto, de várias mãos, com Assembleia e governo juntos.”

Deputado da oposição, o Capitão Assumção (PL) destacou que a Assembleia está presente nesse momento especial “porque não adianta você querer fiscalizar uma obra ou ação do governo se você não souber com profundidade o que está acontecendo”. “Queremos sempre saber mais sobre esse projeto que o capixaba pleiteia há cerca de 20 anos”, falou.

Prefeitos

Os prefeitos anfitriões da inauguração tripla também comentaram sobre o impacto do Aquaviário e a importância da Ales em todo o processo. 
Euclério Sampaio (Cariacica): “A Assembleia trabalhou muito nisso, desde o meu primeiro mandato (na Ales), essa luta vem sendo empunhada pelo deputado Marcelo Santos, isso é muito importante para a nossa cidade e para o nosso estado.”

Lorenzo Pasolini (Vitória): “Momento importante para a mobilidade da Grande Vitória, vai facilitar o deslocamento das pessoas e será também importante para o turismo (…). O Legislativo teve um papel fundamental em fomentar esse debate e propiciar às pessoas entenderem a dinâmica da mobilidade urbana.”

Arnaldinho Borgo (Vila Velha): “Vamos melhorar a mobilidade urbana, mas estamos falando também de uma oportunidade turística”. Arnaldinho afirmou ainda que, se o Aquaviário está saindo do papel, deve-se também à ação dos deputados que escutam a população na hora de decidir a alocação de recursos do Orçamento.

Autoridades destacaram participação da Assembleia para reoferta do transporte, agora integrado ao Transcol, após mais de duas décadas de luta

Novo Aquaviário é entregue à população da Grande Vitória

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Novo Aquaviário é entregue à população da Grande Vitória

Vitória
céu limpo
34.9 ° C
34.9 °
31.6 °
43 %
3.1kmh
0 %
sex
33 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
26 °
ter
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também