23.8 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

TSE acaba de cassar o mandato de Thiago Peçanha e do vice Newton Santo

Por Fabiano Peixoto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta manhã de quinta-feira (31) o mandato do prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha (Republicanos) e seu vice Newton Santo por decisão unanime pela rejeição de provimentos dos recursos especiais apreciados na corte.

Entenda

O julgamento dos embargos rejeitados pela Corte do TRE-ES em primeira e segunda instância já havia confirmado a cassação dos mandatos e do diploma de prefeito e vice, e da Ação de Reclamação negada pelo STF no mesmo dia da decisão do TRE. Cabia ainda uma decisão em terceira e última instância que foi julgada nesta manhã em sessão realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Quem assume o Executivo até as eleições

Zé Lima, atual Presidente da Câmara deve assumir a Prefeitura de Itapemirim por tempo determinado pela justiça, assim que o prefeito cassado Thiago Peçanha (Republicano) receber a notificação. Haverá novas eleições no município com data ainda a ser defina. Mesmo ocupando o cargo de prefeito interino, Zé Lima continua no comando da Câmara de vereadores e caso queira optar por disputar as novas eleições ao cargo de prefeito deverá renunciar ao cargo de vereador.

Quem é Zé Lima?

Casado, Servidor Público Municipal, nascido em 1967, natural de Itapemirim, José de Oliveira Lima, o Zé Lima é muito atuante com as comunidades do interior. Destacou-se no cenário político quando conquistou 3.067 votos na disputa para deputado estadual nas eleições de 2018 pelo PCdoB. Em 2016, também pelo mesmo partido, Zé concorreu às eleições como candidato a vereador obtendo 562 votos e por pouco não conquistou a uma vaga no legislativo municipal.

Nas últimas eleições de 2020 Zé Lima, agora no PDT, garantiu uma vaga na Câmara de vereadores quando obteve 860 votos nas urnas. O PDT conquistou 03 vagas na Câmara e Zé foi o sétimo vereador mais votado. Logo, conquistou a presidência da Câmara, mesmo com 04 vereadores eleitos do mesmo partido do prefeito Thiago Peçanha (Republicano).

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também