29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

​Palestra alerta sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero – Notícias de Vila Velha


Em alusão a campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, nessa segunda-feira (16), a Secretaria de Administração da Prefeitura de Vila Velha promoveu uma palestra voltada às servidoras públicas do município. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), que realiza projetos e ações de cunho social de prevenção ao câncer feminino e também gestora do Hospital Santa Rita de Cássia, maior complexo oncológico do Espírito Santo.
 
A palestra foi ministrada pela enfermeira Débora dos Santos Flegeler Coco, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Rita de Cássia, que apresentou as estratégias de enfrentamento da doença, através do Programa de Reabilitação de Mulheres Mastectomizadas (Prema), onde são realizadas dinâmicas que envolvem atividades pré e pós-operatórias, consciência corpórea, sexualidade, autoestima, práticas integrativas e complementares e oficinas terapêuticas para recuperação da doença.
 
Débora chamou a atenção do público sobre o tema desse ano da campanha de conscientização, que é o autoconhecimento feminino para conhecer o corpo e saber identificar possíveis sinais de alerta.
 
“O tema da campanha deste ano é Olhe Para Si, por isso é importante ter o cuidado com seu corpo, criando o hábito de se observar, do auto examine e, quando descobrir alguma coisa anormal no corpo, procurar um médico imediatamente, para ter um diagnóstico e iniciar o logo o tratamento,” enfatiza Débora.
 
A servidora Rosângela Nicchio acha importante participar dessa palestra para que as mulheres possam reconhecer os sintomas. “Se conseguimos um tratamento precoce, antes que o câncer avance, as vezes não há nem necessidade de fazer quimioterapia. Por isso, acho maravilhoso esse serviço de agendamento de preventivo estar acontecendo aqui, porque muitas vezes é complicado deixar o local de trabalho para marcar os exames,” salienta.
 
O secretário de Administração, Rodrigo Magnago, diz que informar, orientar, capacitar e conscientizar as servidoras sobre o tema é tão importante. “No mês dedicado ao enfrentamento do câncer, a Secretaria não poderia deixar de abordar o tema junto aos servidores. O principal objetivo da palestra foi de alertar e sensibilizar as servidoras sobre os riscos do câncer, e da importância de um diagnóstico precoce. Este tema já faz parte no nosso calendário anual de palestras dada a sua grande importância”, ressalta.
 
Agendamento de preventivo
 
Durante o evento as servidoras tiveram oportunidade de agendar exames de preventivo, que serão realizados no Carro Rosa, na próxima quinta-feira (19), das 9h às 16h, quando o veículo estará no estacionamento da sede da prefeitura para a coleta.
 
Agendamento de mamografia
 
Mulheres entre 50 a 69 anos podem agendar o exame de mamografia no site www.vilavelha.es.gov.br. de segunda a sexta-feira, a partir das 15h. Aquelas que não estão incluídas nessa faixa etária, devem procurar a Unidade de Saúde de sua referência.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Palestra alerta sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também