26.6 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Pedalaço marca entrega da ciclovia da Terceira Ponte – Notícias da ALES

A Terceira Ponte ganhou duas estruturas que prometem melhorar a vida do capixaba: uma faixa a mais nos dois sentidos do trânsito e a Ciclovia da Vida, exclusiva para quem quer fazer o trajeto de bicicleta. A entrega das duas obras em um dos principais cartões postais do estado aconteceu neste domingo (27), com um pedalaço pela paz, que reuniu centenas de ciclistas. A nova faixa promete melhorar em 40% o fluxo da Terceira Ponte. Já a ciclovia cumpre um papel para além da mobilidade urbana, trazendo prevenção aos casos de suicídio.

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), destacou a importância da Casa nas discussões sobre as obras de melhorias na Terceira Ponte. “Eu entendo que é uma das maiores obras da Grande Vitória, não apenas pelo símbolo que a Terceira Ponte traz, mas também pelo benefício em termos de infraestrutura e mobilidade urbana. A Casa teve um papel muito importante no debate desse projeto, em especial na ampliação da faixa para melhorar o fluxo do trânsito”, relembrou o parlamentar.


Marcelo acrescentou o impacto positivo da construção da Ciclovia da Vida. “E o Estado ainda melhorou o projeto com a proposta da ciclovia, inaugurando a única ciclovia suspensa do país, um projeto inovador, que traz segurança para evitar casos de suicídio. Nós precisamos falar desse custo social porque a vida não tem preço”, finalizou o presidente.

Álbum de fotos da inauguração da cicloviação e ampliação da Terceira Ponte

Coragem e inovação

Para o governador Renato Casagrande (PSB), o projeto exigiu coragem e uma visão de inovação da equipe do Executivo. “Nós estamos dando um passo corajoso e inovador, que é a integração definitiva de Vitória e Vila Velha por meio da ciclovia e a melhoria da infraestrutura a partir da implantação da terceira faixa. E a chuva não nos desanimou. São Pedro mandou benção!”, disse o governador do Estado, que comandou o pedalaço durante a chuva.

O deputado Alexandre Xambinho (PSC), atual presidente da Comissão de Infraestrutura, destacou o trabalho do colegiado durante as obras da Terceira Ponte. “É uma obra muito desejada e importante para a Grande Vitória e que a Comissão de Infraestrutura acompanhou desde o início. Nós fizemos três visitas técnicas e estamos hoje comemorando essa obra ousada, que é a Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte”, destacou Xambinho. Os deputados Bispo Alves (Republicanos), Denninho Silva (União), João Coser (PT) e Tyago Hoffmann (PSB) também estiveram no evento.

Ciclovia da Vida Detinha Son

Além de oferecer mais uma opção de mobilidade urbana, a Ciclovia da Vida também cumpre um papel importante de segurança, com grades de prevenção ao suicídio. A nova ciclovia ganhou o nome de “Detinha Son” em homenagem à cicloativista Deusdedet Alle Son, que faleceu em julho de 2016 após cair da bicicleta ao bater na porta de um veículo e sofrer traumatismo craniano.

“A grande lição é que a vida vale mais do que qualquer coisa. Mais do que a gente poder andar de bicicleta na Terceira Ponte, a ciclovia traz a esperança de um trânsito mais amigável e de uma ponte mais segura”, disse o viúvo da ciclista homenageada, Luiz Son.


O presidente da Federação Espírito-santense de Ciclismo, Marcos Paulo Silva Duarte, falou sobre a mudança de visão do ciclista na Terceira Ponte a partir da ciclovia. “A ciclovia vai fomentar o turismo, o esporte e o lazer. E também vem como uma outra alternativa em mobilidade urbana. E tem a questão muito importante da proteção e segurança. Nós éramos vistos como um obstáculo na Terceira Ponte, e agora somos um obstáculo para que as pessoas não percam a vida. Um obstáculo do amor!”

O pedalaço saiu da Praça do Papa rumo à Vila Velha, fazendo a inauguração da ciclovia da Terceira Ponte. A médica do tráfego Mariângela Zanquetto se encantou pelo trajeto. “Não sou ciclista profissional. Para mim, é um hobby. Apesar da altura, não senti medo, pois está uma via bastante segura. E a vista é maravilhosa. Vale muito a pena!”.

Como vai funcionar?

Com a inauguração da estrutura, a Terceira Ponte conta, a partir de agora, com uma terceira faixa. A faixa da direita será exclusiva para ônibus, caminhões, ambulâncias, viaturas e táxis (não sendo permitida aos motoristas de aplicativo). Essa faixa também poderá ser utilizada por motociclistas, que podem dirigir nas outras, mas estão proibidos de usar o espaço entre uma faixa e outra, popularmente conhecido como “corredor”. O pedágio de R$ 2,80 continuará sendo cobrado apenas no sentido Vila Velha/Vitória.

A Ciclovia da Vida, exclusiva para bicicletas, é a primeira ciclovia acoplada a uma ponte no país. A estruturada foi instalada nos dois lados da ponte, cada um funcionando em apenas uma direção para evitar colisões. O tempo médio para a travessia é de 15 minutos. O local também conta com um mirante no ponto mais alto do trajeto para que os ciclistas tirem foto ou descansem. Vale destacar que a estrutura não poderá ser utilizada para caminhadas.

Mesmo sob chuva, centenas de ciclistas e populares participaram da inauguração da Ciclovia da Vida e das faixas extras da Terceira Ponte neste domingo (27)

Pedalaço marca entrega da ciclovia da Terceira Ponte

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Pedalaço marca entrega da ciclovia da Terceira Ponte

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
27.9 °
26.6 °
77 %
3.1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também