22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Plenário aprova nova rota turística em Cachoeiro – Notícias da ALES

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 601/2023, que cria a Rota Turística “Professor Alício Franco”, no município de Cachoeiro de Itapemirim. A matéria, de Theodorico Ferraço (PP), foi acolhida durante a sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa (Ales).

Tramitando em regime de urgência, a proposta foi analisada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) emitiu parecer pela constitucionalidade e aprovação, que foi acompanhado pelos membros dos colegiados e depois ratificado pelo Plenário da Casa.

Fotos da sessão ordinária

De acordo com a iniciativa, a rota turística tem como base estrada que interliga as localidades de Jacu, Furquilha, Pedra da Ema, Burarama, Petrópolis, Alto Petrópolis e Cantagalo. O projeto reconhece o trajeto como de relevante interesse turístico e cultural para o Espírito Santo. 

Após a votação, Ferraço fez a justificativa de voto. Ele destacou que o professor Alício Franco foi deputado estadual e o trecho que compõe a rota é “um dos mais bonitos do Estado”. Também lembrou que o homenageado teve papel fundamental na construção da estrada que liga Alto Petrópolis a Cantagalo.

O PL segue agora para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Higienização

Também foi acatado, com emenda, o PL 335/2020, do Engenheiro José Esmeraldo (PDT), que obriga a disponibilização de produtos antissépticos em banheiros de uso coletivo para higienização dos assentos sanitários. A emenda deixa claro que a medida vale somente para banheiros de locais privados, não atingindo espaços pertencentes ao poder público. 

Essa proposição já havia sido analisada pelas comissões pertinentes, restando apenas a votação pelo Plenário. Os colegiados de Justiça, Cidadania e Saúde foram favoráveis, mas o de Finanças deu parecer pela rejeição do projeto. A votação de modo simbólico foi realizada pelo parecer de Justiça. 

Por conta da emenda, a matéria foi encaminhada para elaboração da redação final na Comissão de Justiça. Após, deve ser mais uma vez votada pelo conjunto dos parlamentares.

Confira como ficou a Ordem do Dia:

Trajeto passa por várias comunidades do município do sul capixaba e pretende fomentar o turismo e a economia da região

Plenário aprova nova rota turística em Cachoeiro

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Plenário aprova nova rota turística em Cachoeiro

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também