spot_img
24.9 C
Vitória
quarta-feira, maio 15, 2024
quarta-feira, 15 maio 2024

Polícia do ES não poderá revelar mais nomes e fotos de presos

Essa é uma das primeiras mudanças geradas no ES pela Lei de Abuso de Autoridade. A nova legislação entrou em vigor na sexta-feira (03/01/2020).

Os órgãos responsáveis pela Segurança Pública do Estado, não vão divulgar mais nomes e imagens de presos. Nem mesmo iniciais ou fotos sem mostrar rosto, de costas ou só com parte do corpo dos acusados.

A nova legislação exige mudanças no tratamento das informações, e com isso prejudica o trabalho da imprensa. De acordo com o artigo 13 da lei, autoridades não podem constranger o preso ou detento ao exibi-lo à “curiosidade pública”, total ou parcialmente. Nesse caso, a pena é de um a quatro anos de prisão.

Antecipar o responsável pelas investigações, por meio da imprensa, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação também é crime a partir de agora. Pelas linhas do artigo 38, a prática resulta em prisão de seis meses a dois anos e multa.

A nova lei também proíbe que a imprensa faça imagens de presos nas delegacias ou em locais de busca e de prisão. Durante as entrevistas coletivas será permitido falar apenas sobre o histórico da ocorrência. Os jornalistas agora com essa lei só poderão fotografar os acusados por crimes em ambientes públicos.

A decisão foi anunciada pelo delegado-chefe da Polícia Civil no estado, José Darcy Arruda, e a determinação, está fixada nas paredes das delegacias dos municípios do Estado.

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
78 %
2.6kmh
0 %
qua
27 °
qui
26 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também