26.6 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Quem toma antidepressivos pode engravidar?

mulher grávida olhando ultrassom
A saúde mental precisa estar em dia antes de pensar em engravidar

Felizmente, o tratamento da saúde mental vem se tornando cada vez mais comum. Mas como isso surgem dúvidas importantes; quem toma antidepressivos pode engravidar? Esses remédios interferem numa gestação?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que a depressão é uma doença como outra qualquer. Portanto, não dá pra parar de tomar o medicamento a hora que quiser. É preciso seguir a orientação médica.

E é sobre quais são os procedimentos para engravidar enquanto toma antidepressivo que vamos falar agora, confira!

Entenda como o antidepressivo age no organismo

molécula de serotonina
Os níveis de serotonina são alterados durante a depressão

Não é raro encontrar quem acha que o antidepressivo altera o funcionamento do organismo. Talvez seja por isso que exista o questionamento sobre se quem toma antidepressivos pode engravidar. No entanto, é preciso deixar claro que o que altera o cérebro é a depressão, e não o medicamento.

Na verdade, o uso de medicação serve exatamente para corrigir a região que leva às crises depressivas. O que acontece é que o cérebro libera neurotransmissores por meio das células do sistema nervoso. O neurotransmissor mais conhecido é a serotonina, aquele que causa a sensação de bem estar. É por meio de sua liberação que há menos ansiedade, mais alegria, e um humor mais equilibrado.

Quando a depressão se instala, a liberação da serotonina, dopamina e noradrenalina, por exemplo, não agem de forma adequada. O que as medicações mais comuns vão fazer é inibir a recaptação desses neurotransmissores.

Na prática, isso significa que o remédio ajuda a sensação de bem estar e relaxamento a permanecer por mais tempo.

Claro que existem diferentes fórmulas, contudo, essa é a base de funcionamento. E, consequentemente, isso significa que há uma correção do cérebro para como deveria funcionar. E não uma alteração de personalidade, como muitos acreditam.

Saiba se quem toma antidepressivos pode engravidar

mulher segurando teste de gravidez
O uso de antidepressivos não causa infertilidade

A questão é: essa correção tem algum efeito colateral? Quem toma antidepressivos pode engravidar normalmente ou precisa fazer uma pausa na medicação?

Existem diferentes estudos sobre o impacto dos remédios que agem na recaptação de neurotransmissores na fertilidade. Uma pesquisa publicada pelo Massachusetts General Hospital apontou que não há diferença significativa. Dependendo da fórmula, há níveis de estradiol diferentes, número de óvulos recuperados, porcentagens e valores iniciais de hCG diferentes. Contudo, apenas esses valores não teriam influência na fertilidade.

O que acontece, porém, é que apenas 40% das mulheres tomando antidepressivo conseguiram engravida, segundo o estudo. Para quem não toma remédio, o valor costuma ficar em 51%.

Apesar do resultado indicar o que seria uma alteração na fertilidade, os médicos interpretam de outra forma. Para a comunidade especializada, é importante considerar os sintomas da depressão nessa conta. A tristeza, a ansiedade, e o estresse estão muito mais relacionados à dificuldade de engravidar do que a medicação em si.

Na pesquisa, conclui-se então que quem toma antidepressivos pode engravidar, porém, talvez tenha alguma dificuldade. E não por causa dos remédios, mas por toda a condição atribuída à depressão.

Converse com o médico sobre quando quem toma antidepressivos pode engravidar

médico conversando com paciente
É importante ter orientação especializada antes de engravidar

Para mulheres que estão passando por tratamento e cuidando da saúde mental, é essencial ter uma rede de suporte muito sólida para poder engravidar. E o ponto de partida é conversar com o psiquiatra.

Ainda que a decisão de engravidar ou não seja muito íntima, casos de depressão demandam mais cuidado. Antes de qualquer coisa, é preciso ter certeza de que a saúde mental está avançando. E essa resposta é fruto tanto da opinião especializada quanto da sua.

Para o médico, é importante ter certeza de que tanto mãe quanto filho vão ter condições adequadas após o parto. E isso significa avaliar cuidadosamente a necessidade de manter os antidepressivos ou não.

Embora a fertilidade não seja afetada, há fórmulas que agem no desenvolvimento do bebê. Ainda que sejam muito mais seguros do que há alguns anos, há riscos especialmente no primeiro trimestre. Isso não significa, porém, que você deva largar os medicamentos por conta para ter o filho. Pelo contrário.

Em 70% dos casos, há chance de recaída da depressão quando os remédios são abandonados antes da hora. Logo, os antidepressivos não vão te impedir de engravidar, podem ter alguma ação no desenvolvimento do feto, mas você não deve parar por conta própria.

Aprenda a reconhecer os sinais de que você está pronta para engravidar após a depressão

mulher com teste de gravidez
É importante se sentir preparada antes de engravidar

Para muitas mulheres, a dúvida vai além de questões físicas. Há dúvidas sobre quando quem toma antidepressivos pode engravidar. Será que no começo do tratamento? Depois que a medicação já está bem estabelecida? Quando a terapia tiver evoluído?

Há um protocolo de perguntas bastante simples que ajudam a entender os episódios depressivos, confira!

Responda as questões abaixo com uma das seguintes opções

  1. Nenhuma vez
  2. Por dois ou três dias
  3. Em mais da metade dos dias
  4. Praticamente todos os dias

Nos últimos 15 dias, quais das situações abaixo você vivenciou? Use as opções acima para responder:

  • Pouca vontade ou interesse em realizar atividades comuns
  • Sentiu tristeza e desesperança
  • Teve dificuldade em dormir, episódios de insônia ou sono em excesso
  • Cansaço extrema e sensação de não ter energia
  • Comeu pouco ou acima do normal
  • Ficou se sentindo um fracasso perante amigos e familiares
  • Teve problemas em se concentrar no trabalho ou mesmo para o lazer, assistindo TV, por exemplo
  • Ficou mais lento, a ponto de outras pessoas notarem sua lentidão
  • Sentiu que seria melhor morrer de uma vez ou teve algum impulso de se machucar
  • Teve muita dificuldade em superar problemas ou dificuldades.

Para avaliar o resultado, verifique se você respondeu mais vezes as opções 3 e 4. Caso tenha sido seu caso, é interessante ligar o alerta. Pode ser que sua medicação ainda não esteja adequada e que seu tratamento demande mais tempo antes de pensar em uma gestação.

Esse questionário não responde de forma alguma se quem toma antidepressivos pode engravidar. Entretanto, ajuda a oferecer um norte para que decisões sejam tomadas. Em resumo, é possível ter um filho de maneira segurando mesmo tomando remédio. Contudo, há que se considerar muitos fatores além da medicação em si.

E se você ficou preocupado sobre o desenvolvimento do feto, aproveite para ler o artigo Antidepressivo que podem ser usados na gestação! Você vai ver que tudo depende das escolhas corretas e do diagnóstico especializado!

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
26.6 °
25.9 °
88 %
1.5kmh
0 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também