23.3 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Professores de geografia realizam oficina de produção de materiais didático-pedagógicos no Ifes – Notícias de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na última quinta-feira (15), no Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, deu continuidade à Formação Continuada em Serviço para professores de geografia da rede municipal.

Os professores do Ifes, Amanda de F. M. Catarucci e Hedeone Heidmam da Silva, realizaram, com os professores, a Oficina de produção de materiais didático-pedagógicos, na qual foram abordados elementos que visam contribuir para a produção de materiais educativos autoguiados e que favoreçam o processo de mediação pedagógica, além de conceitos relacionados aos eixos estruturantes da produção desse tipo de materiais, tipologias de conteúdos, estratégias e ferramentas.

Segundo Amanda, a elaboração do material didático é essencial à prática educativa, porque ele vai refletir na intencionalidade de algum conhecimento que a gente quer tratar. “O material precisa dialogar com a realidade, responder e dar significado a um determinado aprendizado”, analisou.

A Educação Inclusiva foi a base de todo o trabalho da formação, que se ancorou na garantia da aplicação de alguns Temas Transversais Contemporâneos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como os Direitos Humanos, que tem como um dos marcos legais a Lei 10.639/2003.

Para contribuir com o tema, os formadores trouxeram para as discussões, como material de apoio, o vídeo Recriar a escola sob a perspectiva das relações étnico-raciais, do Instituto Alana, que tem como propósito fornecer subsídios de educação antirracista para a formação de educadores, a partir de reflexões e experiências em escolas de educação básica de diferentes níveis de ensino, em diversas regiões do Brasil.

A Ariadna Pereira Siqueira Effgen, também do Ifes, fez uma participação na oficina, trazendo para o debate a análise de termos como equidade e o compromisso dos professores em promover uma educação que realmente seja para todos, mesmo sob a perspectiva da diversidade.

Professores de geografia da rede municipal de ensino, do Ifes e a técnica pedagógica responsável pela Formação Continuada na Seme, Eglieni Trevezani

Ascom | PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Professores de geografia realizam oficina de produção de materiais didático-pedagógicos no Ifes

Vitória
nuvens dispersas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1.5kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também