spot_img
31 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Professores de língua inglesa da rede municipal recebem formação sobre competências socioemocionais – Notícias de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  na noite da última quinta-feira (15), reuniu os professores de língua inglesa na plataforma Google Meet, para realizar a Formação Continuada em Serviço, com a temática “Pelo direito de sentir: as emoções dos professores de inglês”. 

Com Thalita Cunha R. Massini, professora de língua inglesa do  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus  Barra de São Francisco, os professores de língua inglesa da rede refletiram por que é tão necessário falar sobre as emoções no âmbito da docência. Segundo Thalita, alguns estudiosos trazem o conceito de que ensinar em si já é uma prática emocional.

Por meio do aplicativo “Nuvem de palavras”, a formadora e os cursistas compartilharam alguns sentimentos que estão relacionados à prática de professores. Com a dinâmica, foi possível identificar como ainda há muitos tabus ligados ao ato de expressar emoções, inclusive, permeados de preconceitos de gênero, raça e classe.

A formadora utilizou também alguns estudos de caso, em que foi possível identificar que tratar das emoções, no ambiente de trabalho, ainda provoca a culpabilização daquele que se expõe, gerando preconceitos, julgamentos e até medicamentalização para o abafamento desses sentimentos.

Para Thalita Cunha, a própria história da origem da profissão do docente, como o período dos jesuítas e feminização do magistério, contribui para criação de estigmas. “Nós aprendemos a sentir e aprendemos a internalizar ideologias e verdades do senso-comum por meio das emoções, uma espécie de controle e manipulação social, como se existissem emoções as quais precisamos de uma autorização para sentir ou expressar”, concluiu.

Autoconhecimento e autocuidado e Empatia e cooperação são, respectivamente, a competência 8 e 9 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disse a técnica pedagógica responsável pela Formação Continuada na Seme, Eglieni Trevezani. “Entendemos que melhor poderá cuidar quem aprendeu a cuidar de si. O autocuidado é um ciclo de gentileza. Em tempos de violência, só a tolerância pode mediar conflitos”, garantiu.

Reprodução de tela do Google Meet: Thalita Cunha R. Massini, professora de língua inglesa do Ifes campus  Barra de São Francisco

Ascom | PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Professores de língua inglesa da rede municipal recebem formação sobre competências socioemocionais

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
29.9 ° C
29.9 °
29.9 °
70 %
2.7kmh
20 %
sex
30 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também