26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Projeto estabelece acesso a uniforme escolar – Notícias da ALES

Obrigar o Poder Executivo estadual a instituir no Espírito Santo uma política pública de distribuição de uniformes escolares aos estudantes das escolas públicas de Ensino Médio. Essa é a finalidade do Projeto de Lei (PL) 356/2023, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Gandini (Cidadania).

De acordo com a iniciativa, além das vestimentas, os uniformes poderão ser compostos de calçados para os alunos conforme a idade deles. Para Gandini, a proposta pode contribuir para o combate à evasão escolar e para a diminuição de desigualdades sociais.

“Vai garantir ao estudante que, independentemente de suas condições financeiras, tenha garantido vestimentas e calçado que lhe possibilitarão condições mínimas e dignificantes para frequentar a escola, aprimorando noções de pertencimento e coletivo”, avalia o parlamentar na justificativa da proposição.

Ele ainda ressalta que a utilização de uniforme pelos alunos melhora a identificação deles e garante um melhor padrão de segurança para eles e para a unidade de ensino. “O uso do uniforme é essencial para a identificação dos estudantes dentro e fora da escola”, complementa.

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação começa a valer a partir de sua publicação em diário oficial. Depois disso, o Executivo deverá regulamentar a norma em até 60 dias.

Tramitação

Em despacho preliminar a Mesa Diretora considerou a matéria inconstitucional. O autor, entretanto, recorreu à Comissão de Justiça para tentar regularizar a tramitação do projeto.

Acompanhe a tramitação do PL 356/2023

Ideia é garantir uniformes e calçados para todos os alunos do Ensino Médio da rede pública

Projeto estabelece acesso a uniforme escolar

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Projeto estabelece acesso a uniforme escolar

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
28.8 °
26.6 °
75 %
1.8kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também