28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Proposta garante cadeira adaptada na rede de ensino – Notícias da ALES

O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) apresentou proposta que torna obrigatória a disponibilização de cadeiras adaptadas em estabelecimentos de ensino públicos e privados do Espírito Santo. O objetivo garantir a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino do Espírito Santo. 

O Projeto de Lei (PL) 419/2023 obriga instituições de ensino fundamental, médio, superior e cursos de extensão a fornecerem cadeiras adaptadas para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida. 

Em sua justificativa, Meneguelli afirma que, segundo a Constituição Federal, União, Estados, Distrito Federal e Municípios são responsáveis por “cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência”. 

A proposta prevê que o número de cadeiras adaptadas deve ser, no mínimo, igual ao número de alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida matriculados em cada sala. Além disso, estabelece que as cadeiras devem seguir  padrões e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Para o parlamentar, o projeto busca reforçar a obrigação constitucional do poder público de proteger e garantir os direitos das pessoas com deficiência, incluindo a promoção da igualdade de oportunidades e o acesso à educação. “A inclusão social é um conceito que se relaciona com a promoção de uma sociedade adaptada para receber pessoas com deficiência, garantindo a elas os mesmos direitos que qualquer cidadão comum”, conclui Meneguelli. 

O PL estabelece, ainda, multa de 2 mil Valores de Referência do Tesouro (VRTEs) para a instituição infratora. Atualmente, o valor da penalidade equivale a R$ 8.592,20.  

Tramitação

A proposta aguarda análise e parecer das comissões de Justiça, Direitos Humanos, Educação, Saúde e Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 419/2023

Projeto prevê que estabelecimentos das redes pública e privada disponibilizem cadeiras apropriadas para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida

Proposta garante cadeira adaptada na rede de ensino

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Proposta garante cadeira adaptada na rede de ensino

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
76 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também