spot_img
23.3 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Protagonismo de jovens de Vitória marca Conferência Estadual de Juventude – Notícias de Vitória-ES

Pioneira na criação de políticas públicas para a juventude no Espírito Santo, Vitória participou das discussões e da elaboração de propostas na 4ª Conferência Estadual de Juventude, realizada no último fim de semana (dias 27, 28 e 29), na Região Serrana capixaba. A delegação foi composta por dez representantes da sociedade civil, eleitos na Conferência Municipal, em setembro, e dois servidores da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), representando o poder público.

“A participação na Conferência Estadual marca a presença dos jovens da cidade como protagonistas nas discussões de políticas públicas para essa faixa etária. A delegação mostrou-se muito qualificada e envolvida em todas as discussões”, contou a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia, que participou do evento.  

Com esta atitude, propostas defendidas pelo grupo ganharam a adesão da Conferência e foram eleitas entre as que serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em  dezembro de 2023, em Brasília. As propostas da delegação da capital integram os eixos: I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;  III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;  IV – Direito à Diversidade e à Igualdade;  VI – Direito à Cultura;  X – Direito ao Território e à Mobilidade;  XI – Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

A delegação foi formada por Tiago Teixeira Arruda, representando o poder público, e Luiz Felipe Guilherme Costa, Lucas Rodrigues Barreto (JSB – Vix), Thaila Alexandra de Oliveira Ferreira, Letícia Rodrigues de Sá (Fogo no Pavio), Júlio Cesar do Carmo dos Santos, David dos Santos Lopes (Evas Negras), Mariana Oliveira Alves, Sávio de Lima Varejão.

Pioneirismo

Pioneiro no Estado do Espírito Santo, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória foi criado em 2006. É um espaço de interação entre os jovens de 15 a 29 anos, moradores da capital, que promove atividades baseadas em quatro pilares fundamentais: convivência, formação, informação e expressão, reconhecendo os jovens como protagonistas nas definições das ações voltadas para eles.

Ainda mais antigo é o Núcleo Afro Odomodê, o único equipamento no Estado voltado para a juventude e que atua com o recorte racial. Criado em 2005, o espaço oferece atividades socioeducativas de resgate da cultura africana, afro-brasileira e de enfrentamento ao racismo, por meio de oficinas, grupos de estudos, visitas, grupos de convivência e cine afro.

Já a Casa da Juventude, criada há dez anos, atua na promoção da cidadania, inclusão social e do protagonismo juvenil para moradores jovens da região de São Pedro. Por meio de oficinas, rodas de conversas e outras ações, a Casa da Juventude promove a integração com o território e a valorização da cultura local.

Os três equipamentos mantêm uma programação permanente de oficinas, atividades esportivas e culturais, todas gratuitas. Desde o ano passado, a Prefeitura de Vitória investiu cerca de R$ 3 milhões na reforma, ampliação e requalificação da Casa da Juventude e do CRJ e na manutenção das atividades diárias dos equipamentos. Os espaços requalificados serão inaugurados nas próximas semanas.

Prefeitura de Vitória ES


Protagonismo de jovens de Vitória marca Conferência Estadual de Juventude

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
21.9 °
89 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também