spot_img
34.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 3, 2024
sexta-feira, 3 maio 2024

Retorno do Aquaviário repercute em plenário – Notícias da ALES

A retomada das atividades do transporte Aquaviário nesta segunda-feira (21), interligando as cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica, num modelo intermodal integrado ao sistema de ônibus coletivo Transcol, repercutiu no plenário da Casa.

O presidente do Parlamento estadual, deputado Marcelo Santos (Podemos), fez um resgate da luta pela reativação do sistema, citando que remonta à época em que o ex-prefeito de Cariacica e ex-deputado federal Aluízio Santos era vivo e fez muitas articulações nesse sentido.

Filho de Aluízio, Marcelo Santos relatou que o ex-deputado faleceu sem realizar o sonho, mas que ele (Marcelo) desde que assumiu o mandato no Legislativo capixaba pela primeira vez, em 2003, decidiu que uma de suas bandeiras seria reativar o Aquaviário. 

Fotos da sessão ordinária

Audiências e viagens 

Nesse processo, enquanto presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) em legislaturas passadas, realizou audiências públicas nas três cidades beneficiadas diretamente pelo meio de transporte, além de viagens à cidade do Rio de Janeiro e ao estado do Paraná. 

Lá conheceu como funciona o transporte marítimo de passageiros obtendo experiência para fazer a implantação do Novo Aquaviário capixaba com tecnologia de ponta, importando técnicos para analisar não só a melhor infraestrutura, mas também as embarcações mais modernas.     

O presidente da Ales destacou a importância da “sensibilidade” do governador Renato Casagrande (PSB) e do secretário de Transportes, Fábio Damasceno, no sentido de reimplantar o Aquaviário e incluir Porto de Santana, em Cariacica, como uma das três estações do sistema. 

Ele disse que em governo passado já estava com todos os estudos demonstrando a viabilidade e a importância de retornar com a operação do Aquaviário, mas ouviu do secretário de Transportes da época que as embarcações não davam retorno econômico. 

“Declarei publicamente que o retorno econômico do Aquaviário seria no aspecto social e também turístico, já que as viagens pelo mar são emolduradas por belas paisagens”, destacou.

Nomes importantes 

O vice-líder do governo, Tyago Hoffmann (PSB), afirmou que quando fez o projeto de lei (PL) propondo nomes para as estações do Aquaviário decidiu homenagear Aluízio Santos devido à história dele na política de Cariacica e na luta pela reativação do modal de transporte.

Hoffmann lembrou que desde o início da atual legislatura Marcelo Santos retomou as discussões sobre a importância de se ter novamente o Aquaviário funcionando, mas houve novamente reações contrárias durante uma reunião com o governador e sua equipe, com alguns técnicos alegando que o empreendimento não seria vantajoso economicamente. 

“Mas o governador teve sensibilidade, até porque em todo mundo o transporte público é subsidiado. O governador comprou a briga do Aquaviário, e hoje essa conquista é reconhecida por todos dessa Casa, tanto deputados de situação como de oposição estiveram ontem no lançamento (do novo modal )”, citou. 

Coube a Janete de Sá (PMN), além de enaltecer as figuras de Aluízio e Setembrino Pelissari, destacar com mais foco a justiça que em seu entendimento foi feita ao darem a estação da Prainha, em Vila Velha, o nome do ex-governador Albuíno Azeredo. 

Ela citou que Albuíno, além do legado deixado no governo capixaba, é engenheiro respeitado em todo o Brasil, já que realizou grandes obras de infraestrutura na capital fluminense e em outros países onde a Vale opera. 

Janete acrescentou que Albuíno entrou para a política depois de sua competência comprovada como gestor de projetos de engenharia na Vale e em outros empreendimentos. 

O deputado Capitão Assumção (PL) disse que o nome do ex-prefeito de Vitória e ex-deputado estadual Setembrino Pelissari, que denomina o terminal da Praça do Papa, em Vitória, foi outra homenagem justa prestada pela iniciativa de Tyago Hoffmann, aprovada pela Casa e sancionada pelo Executivo. 

Nas palavras de Assumção, Setembrino foi um político honesto e grande administrador, deixando exemplo a ser seguido tanto na administração pública como no Parlamento. 

Usaram também a palavra para destacar a importância do retorno do Aquaviário e das homenagens prestadas nas denominações das estações do novo modal os deputados Delegado Danilo Bahiense (PL), José Esmeraldo (PDT), Alcântaro Filho (Republicanos), Dary Pagung (PSB), Raquel Lessa (PP), Pablo Muribeca (Patri) e Alexandre Xambinho (PSC). 

Parlamentares destacaram na sessão desta segunda (21) importância do modal para a mobilidade urbana e impulso que pode representar para o turismo

Retorno do Aquaviário repercute em plenário

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Retorno do Aquaviário repercute em plenário

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
34.9 ° C
34.9 °
31.6 °
43 %
3.1kmh
0 %
sex
33 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
26 °
ter
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também