28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Santa Casa de Cachoeiro é pauta na Saúde – Notícias da ALES

Um dos principais hospitais da Região Sul do Espírito Santo, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim foi pauta na reunião desta terça-feira (5) da Comissão de Saúde. Representantes da instituição filantrópica apresentaram aos deputados a estrutura organizacional e os serviços prestados à população.

Fotos da reunião

A Santa Casa de Cachoeiro conta com 214 leitos especializados, sendo 179 disponibilizados ao SUS, e é referência para atendimento aos 26 municípios da região que totalizam uma população de mais de 600 mil habitantes.

De acordo com o superintendente da Santa Casa de Cachoeiro, Afrânio Emílio Carvalho da Silva, a unidade é habilitada em alta complexidade em traumato-ortopedia, e o único hospital do sul com pronto-socorro porta aberta 24 horas. Em 2022, foram mais de 31 mil atendimentos de urgência. 

Segundo o gestor, a instituição é o nono hospital em número absoluto de atendimentos no estado, mas ocupa o quinto lugar quando comparado o percentual de internações por leito. “Dentro do processo de eficiência do uso de leito, ferramenta adotada pelo governo do estado, a Santa Casa demonstra ser mais eficiente em relação à produção. Cada alta dá oportunidade para mais um paciente entrar e ser atendido”, explicou. 

Afrânio também destacou a importância do serviço de atenção especializada em doenças renais crônicas com hemodiálise. “A Santa Casa tem o maior centro de hemodiálise fora da Região Metropolitana. São 27 máquinas, 3 turnos de funcionamento e mais de 20 mil sessões por ano”, disse. 

Ampliação

Projetos de expansão da estrutura e dos serviços também foram citados durante a reunião. O plano diretor do hospital prevê ampliação de ambulatórios e centro cirúrgico para especialidade de traumatologia e de serviços de imagem, como tomografia, ultrassom e radiografia. Também é contemplada no projeto a expansão de enfermarias, de serviços de endoscopia e colonoscopia, e da unidade de internação UTI. A proposta já foi apresentada à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e aguarda liberação para iniciar as obras. 

Segundo o superintendente, o aporte financeiro para a ampliação do hospital será por meio de captação de recursos no setor público e na iniciativa privada. “Esse projeto vai possibilitar ampliar os serviços, com mais atendimentos e mais qualidade. Por isso estamos aqui pedindo apoio para tornar realidade essa expansão”, explicou.

O proponente da reunião, deputado Allan Ferreira (Podemos), elogiou os serviços prestados pela Santa Casa e pontuou a necessidade de o poder público apoiar hospitais filantrópicos.  “A Santa Casa está aberta 24 horas para a população, prestando serviços de qualidade. E necessita da ajuda dos parlamentares para se fortalecer; por isso a importância de abrir o espaço na Assembleia”, afirmou. 

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Bruno Resende (União), também ressaltou a importância de conhecer os serviços de saúde prestados à população e, assim, embasar a atuação do poder público. “Dar voz ao hospital central da Região Sul permite conhecer as demandas gerais e as condições de funcionamento e poder pensar políticas públicas e ações que melhorem o atendimento na ponta aos capixabas”, concluiu.

Hospital é referência para 26 municípios e destaca-se na atenção especializada em doenças renais crônicas e no atendimento de alta complexidade em traumato-ortopedia

Santa Casa de Cachoeiro é pauta na Saúde

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Santa Casa de Cachoeiro é pauta na Saúde

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
76 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também