26.6 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Sarau destaca mulheres negras na literatura – Notícias da ALES

Na próxima terça-feira, dia 11 de julho, o Coletivo Literário Tereza de Benguela completa um ano de fundação e celebra a data com a realização de um sarau na Assembleia Legislativa (Ales). Na ocasião será realizada uma roda de conversa e debate sobre a regulamentação do grupo, com a criação de estatuto e regimento. O evento será realizado no Auditório Hermógenes Lima da Fonseca, a partir das 16 horas.

Criado pela professora Luciana Medeiro dos Santos, o grupo tem o objetivo de valorizar a escrita e o intelecto da mulher negra. Com um engajamento antirracista, o coletivo reúne 30 mulheres negras de todo o estado que escrevem sobre diversos gêneros literários, como crônicas, contos, poemas e artigos de opinião.

O grupo pretende alcançar projeção no mercado editorial, conquistando novos leitores e lutando por espaços acadêmicos. “Meu objetivo com esse Coletivo é fazer a sociedade conhecer a literatura produzida pela mulher negra no seu modo de agir e pensar, valorizando o seu intelecto e mostrando que nossos registros transformam realidades”, afirma Luciana.

O coletivo organiza saraus quatro vezes ao ano para confraternizar e debater pautas relevantes para a cultura literária e a transformação social do leitor que busca conhecer o agir e pensar da mulher negra capixaba. A apresentação na Ales foi proposta pela presidente da Comissão de Cultura, deputada Iriny Lopes (PT).

Tereza de Benguela

Viveu no século XVIII e liderou por 20 anos a resistência negra contra o governo escravista no Quilombo Quariterê (também conhecido como “Quilombo do Piolho”), localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. No dia 25 de julho é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Serviço: Sarau do Coletivo Literário Tereza de Benguela 
Local: Auditório Hermógenes Lima da Fonseca (pilotis da Ales)
Data: 11 de julho (terça-feira), às 16 horas

Reunião na Assembleia marca um ano de coletivo criado para valorizar a escrita e o intelecto da mulher negra

Sarau destaca mulheres negras na literatura

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Sarau destaca mulheres negras na literatura

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
27.9 °
26.6 °
77 %
3.1kmh
40 %
sáb
26 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também