28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Saúde de Vitória realiza simulado de mesa sobre desastres naturais – Notícias de Vitória-ES

Os servidores da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) participaram, na segunda-feira (27), de um  simulado de mesa sobre desastres naturais – módulo movimentos de massa e inundações/alagamentos.

O simulado ocorreu na Escola Técnica do SUS (Etsus) e contou com a participação das diversas áreas  da Semus, tais como: atenção primária, urgência e emergência, atenção especializada, vigilância em saúde ambiental, epidemiológica, sanitária, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest),  laboratório, comunicação, insumos, farmácia e gerência de serviços.

“O simulado foi importante para testar as ações do plano de contingência, verificar os acertos, acrescentar as ações faltantes e os possíveis gargalos a serem acertados, para que o setor saúde da Prefeitura de Vitória possa dar uma reposta mais assertiva, rápida e oportuna frente aos desastres de movimento de massa e alagamentos que possam vir a acometer o município”, disse Marielle Portugal, do Vigidesastre

O objetivo do simulado foi de validar as ações do Plano de Contingência relacionadas aos riscos decorrentes de desastres, bem como fortalecer a capacidade de resposta às situações de emergências.

As equipes foram divididas em quatro grupos e no decorrer do simulado receberam cenários que simulavam  situações de desastres relacionados a chuvas intensas e situações que colocavam a população em risco.

 A cada cenário apresentado, os grupos deveriam identificar o estágio operacional do plano, os fluxos de informação necessários, realizar as ações descritas no plano de contingência e apontar ações e fluxos que não constavam no documento. 

A gerente de Vigilância em Saúde, Geane Sobral, falou sobre a importância de realizar simulados que retratam episódios concretos “Como não é um fato que vivenciamos na nossa rotina, é preciso testar as nossas ações e a nossa capacidade de articulação intra e interinstitucional a fim de evitar duplicidade de ações para fins idênticos.”

Prefeitura de Vitória ES


Saúde de Vitória realiza simulado de mesa sobre desastres naturais

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
76 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também