spot_img
23.9 C
Vitória
sábado, maio 4, 2024
sábado, 4 maio 2024

Solene homenageia os 133 anos de Cariacica – Notícias da ALES

Com a entrega da Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero para 31 entidades que cuidam de projetos sociais em Cariacica, a Assembleia Legislativa (Ales) homenageou os 133 anos da cidade. A sessão solene foi uma iniciativa do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos). 

Álbum de fotos da sessão solene

Marcelo Santos recordou a história e avanços da gestão pública do município, lembrando que no passado ocorreram assassinatos de ex-prefeitos: “(…) mas que a partir do mandato do seu pai Aloísio Santos, o quadro começou a mudar, e depois veio Helder Salomão, mas não foi fácil romper esse ciclo, mas ele e Helder mudaram Cariacica para melhor em seus mandatos, e depois veio uma administração desastrosa por dois mandatos, sem capacidade de gestão, estagnando a cidade por dois mandatos, até surgir o prefeito Euclério Sampaio, com muitos investimentos em todo o município, ultrapassando R$ 1 bilhão”, disse. 

O deputado Alexandre Xambinho (PSC) destacou a importância de Cariacica para a economia do Espírito Santo. Também discursaram o deputado federal Messias Donato (Republicanos) e a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Durante o evento, Marcelo Santos entregou o Título de Cidadão Espírito-Santense ao presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás (Sindigás), Sérgio Nogueira Melo.

Várias autoridades participaram da mesa de honra do evento: além de Donato, Marcelo Santos e Xambinho, os vereadores Édson Nogueira e Irmã Dulce (Cariacica), Daniel Etcheverry e Tobias Scherrer (Piúma), Osvaldo Maturano (Vila Velha) e Luiz Paulo Amorim (Vitória). E ainda a secretária estadual Nara Borgo; o subsecretário estadual da Casa Civil, Sandro Locutor; a secretária de Ação Social de Cariacica, Danyelle de Souza Lírio; e as promotoras de Justiça Maria Clara Mendonça Perim (Serra) e Monia Barbosa Ribeiro (Cariacica).

História

Cariacica se tornou município independente em 30 de dezembro de 1890, quando houve o desmembramento definitivo de Vitória. A história do povoamento de Cariacica se confunde um pouco com o de Viana. No final do século XVI e início do século XVII os portugueses fizeram incursões pelo Rio Jucu, partindo de Vila Velha, atingindo o atual território cariaciquense. Assim se formaram fazendas de cana-de-açúcar e engenhos, que aumentaram em número a partir da ocupação jesuítica, no século XVII.

Comenda

Criada por meio da Resolução 3.589/2013, de autoria de Marcelo Santos, a Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero homenageia personalidades e entidades que são protagonistas de ações sociais e religiosas. O nome da comenda é uma homenagem ao padre Rômulo Balestrero, que realizou inúmeras obras sociais na Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica, e faleceu em 2008. 

Homenageados
 

Trinta e uma entidades com projetos sociais no município receberam a Comenda Rômulo Neves Balestrero

Solene homenageia os 133 anos de Cariacica

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Solene homenageia os 133 anos de Cariacica

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
94 %
0.5kmh
75 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também