28.8 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Tebet critica Bolsonaro e garante orçamento para Censo do IBGE – Economia

Washington Costa/MF – 12.01.2023

Simone Tebet

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse neste sábado (25) que a pasta vai garantir as verbas necessárias para realização do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística)
, previsto para ser finalizado em abril deste ano. 

Tebet participou de evento na Cidade Nova Heliópolis, em São Paulo, para concluir o Censo nas favelas brasileiras. Ela também aproveitou a ocasião para criticar o governo Bolsonaro por ter reservado pouco dinheiro para a pesquisa, acusando-o e “negacionismo” estatístico.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG 

“Lamentavelmente, faltou dinheiro no ano passado porque o governo passado não acreditava em estatísticas e evidências, atrasamos o [Censo do] IBGE. Foi feito, lamentavelmente, um discurso que não servia para nada”, disse a ministra. “Quem paga é toda a população brasileira. Esse negacionismo, nós temos 4 anos para derrubar”, completou. 

Ela afirmou que é necessário que se crie uma base de dados consolidada para a produção de políticas públicas eficazes. A ministra disse ainda que usará a pesquisa para analisar necessidades de escolas, creches, postos de saúde e outras melhorias para a população.

“A ciência passou a ser novamente valorizada. Nós não vamos aceitar o negacionismo. O IBGE que foi massacrado nos últimos anos por falta de recursos e estrutura vai ter todo apoio do governo federal. Orçamento público não vai faltar para isso”, disse a ministra. 

O Censo deveria ocorrer a cada dez anos, no entanto, por conta da pandemia, em 2020, e falta de verba, em 2021, os agentes só saíram às ruas no dia 1º de agosto de 2022, 12 anos e meio depois do último levantamento e por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

Notícias sobre Economia
#Tebet #critica #Bolsonaro #garante #orçamento #para #Censo #IBGE
Tebet critica Bolsonaro e garante orçamento para Censo do IBGE

Fonte: Confira mais sobre Economia no IG

Para mais informações sobre Tebet critica Bolsonaro e garante orçamento para Censo do IBGE siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece no mundo da Economia Global!

Essa matéria foi publicada em 2023-03-25 14:33:39.

Vitória
céu limpo
28.8 ° C
30.5 °
28.8 °
76 %
3.6kmh
0 %
dom
27 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também