24.9 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Vandinho quer rigor em qualidade de combustível – Notícias da ALES

De acordo com a Resolução 9/2007, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revendedores varejistas de combustível automotivo são obrigados a realizar o teste de qualidade no combustível líquido, sempre que solicitado pelo consumidor. 

Com o objetivo de reforçar o cumprimento e a fiscalização da norma no Espírito Santo, o deputado Vandinho Leite (PSDB) apresentou ao Legislativo estadual o Projeto de Lei (PL) 25/2023, que tramitará pelas comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças.

Acompanhe a tramitação do projeto

A matéria estabelece a fixação de cartaz nos postos de combustível com o seguinte dizer: “Todo revendedor varejista de combustível automotivo é obrigado a realizar o teste de qualidade de combustível líquido, antes ou depois do abastecimento do veículo, dependendo da sua solicitação”.

O deputado explica que o teste é simples e pode facilmente comprovar se o combustível vendido está dentro das normas estabelecidas pela agência reguladora. “Para testar a gasolina, todos os postos possuem uma proveta de 100 ml. São colocados 50 ml de gasolina e 50 ml de água. Como o álcool se separa da gasolina e se mistura à água, é possível verificar se a porcentagem de álcool está correta”, explica. 

“Por regulamentação do governo, atualmente a gasolina possui 25% de álcool. Portanto, 50 ml de gasolina devem conter no máximo 12,5 ml de álcool. O teste é simples e prático que assegura ao consumidor estar colocando gasolina conforme os padrões de qualidade ANP”, complementa o proponente.

Penalidades

O não cumprimento do estabelecido no PL poderá acarretar em multa de R$ 8.592, correspondente a 2 mil vezes o Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE). Em caso de reincidência a multa será aplicada em dobro. 

Deputado propõe medida para deixar claro ao consumidor o direito de saber se o produto vendido em postos está em conformidade com normas da agência reguladora

Vandinho quer rigor em qualidade de combustível

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Vandinho quer rigor em qualidade de combustível

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também