Vazamento de petróleo em plataforma em Anchieta

Um vazamento de petróleo ocorreu na madrugada deste sábado (23) na região de Anchieta, no sul do Estado. Cerca de 188 mil litros de petróleo vazaram no mar após o rompimento de um mangote que levava o petróleo para embarcações.

Em nota, a Petrobras afirmou que realiza a contenção e o recolhimento da mancha formada no oceano, e que não há risco dela chegar à costa capixaba.

A plataforma tem a capacidade de processar 180 mil barris/dia de óleo e de tratamento e compressão de gás de 6 milhões m³/dia.

Veja nota:
A Petrobras informa que ocorreu, na madrugada deste sábado (23/02), rompimento de mangote da P-58, durante operação de transferência de óleo para navio aliviador, causando vazamento de óleo com volume inicialmente estimado por sobrevoo em 188 m³. O processo de transferência foi interrompido imediatamente. A plataforma está em condição segura. Não há vítimas nem impacto para a operação.

A P-58 está localizada no Parque das Baleias, na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 80 km da costa.
Duas embarcações estão no local para contenção e recolhimento da mancha. As simulações iniciais indicam que não há risco de a mancha chegar à costa. Está sendo realizado sobrevoo com especialistas para avaliação da região.

A Petrobras já comunicou a ocorrência aos órgãos reguladores competentes. Uma comissão está sendo formada para investigar as causas da ocorrência.
Mais informações a qualquer momento.

Fonte: Tribunaonline