21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Veja ranking de cidades com maiores notificações de dengue no ES

O Espírito Santo já registra mais casos por dengue nesses dois primeiros meses de 2023 do que em todo o ano passado. São 24.026 casos neste ano, com três mortes. Na comparação com o mesmo período de 2022, foram 1.361 notificações. De janeiro a dezembro do mesmo ano, o total foi de 19.891 e seis vítimas. Os dados divulgados na última sexta-feira (24) são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

VEJA O RANKING DE NOTIFICAÇÕES POR MUNICÍPIOS

SINTOMAS

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A infecção pelo vírus causa diversos sintomas como febre alta, enxaqueca, dor atrás dos olhos, dor no corpo e manchas avermelhadas espalhadas pela pele.

A fase febril da doença pode durar entre três a cinco dias. Após esse período, o paciente pode ser curado ou passar para a forma grave, apresentando dores abdominais intensas e contínuas, vômito persistente, sangramentos de mucosas (ouvido, nariz, gengivas, entre outros) e aumento do fígado.

Para que o tratamento seja realizado de forma adequada, é necessário procurar auxílio médico logo nas primeiras manifestações da doença. Além disso, a população deve estar empenhada na eliminação dos possíveis focos do vetor.

O Núcleo Especial de Vigilância Ambiental recomenda que que as pessoas busquem atendimento em caso de qualquer sintoma como febre, dor de cabeça e no corpo persistente e manchas avermelhadas. É importante tanto para saúde do cidadão quanto para as notificações e medidas de controle da doença no Espírito Santo.

PREVENÇÃO

O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. Dentre as principais medidas a serem adotadas pela população estão: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também