30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Videomonitoramento em escolas passa em Justiça – Notícias da ALES

A Comissão de Justiça aprovou nesta terça-feira (5) uma antiga proposta do deputado Capitão Assumção (PL) que obriga a instalação de câmeras de videomonitoramento em salas de aula dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do estado. O Projeto de Lei (PL) 85/2020 foi acolhido pelos deputados após emenda da relatoria ter definido que a obrigatoriedade valeria apenas para as unidades da rede pública.

O relator Lucas Polese (PL) explicou que a mudança no texto tornaria a medida facultativa para a rede privada, ficando ao interesse de pais ou responsáveis a busca por escolas que ofereçam o serviço. O projeto define que o monitoramento em tempo real poderá ser acessado por quem deseja acompanhar a vida escolar do filho. O PL 85/2020 deve seguir para análise das comissões de Educação, Segurança e de Finanças.

Fotos da reunião da Comissão de Justiça

Agente comunitário

Também passou pelo crivo do colegiado de Justiça, matéria que institui a Semana do Agente Comunitário de Saúde e de Combate à Endemia no Estado. Conforme o PL 223/2023, do deputado Dr. Bruno Resende (União), a semana deve ser considerada entre os dias 4 e 11 de outubro de cada ano.

Inspetores penitenciários

A comissão deve retomar nas próximas reuniões a análise da Proposta de Emenda à Constituição 2/2023, do deputado Callegari (PL), que visa tornar estável o inspetor penitenciário com contrato em designação temporária e com mais de cinco anos de atividade. A categoria acompanhou a reunião desta segunda nas galerias do Plenário Dirceu Cardoso.

Relator da PEC, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) defendeu a constitucionalidade da matéria e a rejeição do despacho denegatório da Mesa Diretora, pois considera que a iniciativa deve tramitar e ser mais bem discutida em Plenário. Após a relatoria, o deputado Denninho Silva (União) pediu para discutir o item. Na tribuna, o parlamentar demonstrou preocupação com a pauta da categoria e a insegurança jurídica de algo que “não é tão simples”. Por fim, Denninho solicitou vista para análise da PEC ao presidente Mazinho dos Anjos. “Desejo estudar a proposta com calma para construir algo que possa ir constitucional para o Plenário”, afirmou.

A proposta de Callegari seria para aproveitar os servidores em designação temporária (DT) no quadro de pessoal da Polícia Penal do Estado do Espírito Santo. A PEC leva em consideração a Emenda Constitucional 115, de 2021, que transformou o cargo atual de inspetor penitenciário, não fazendo menção ao vínculo. Segundo o autor, dessa forma, subentende-se que todos os servidores em exercício foram aproveitados, cabendo ao Estado apenas regulamentar.

Confira como foi a Ordem do Dia de Justiça:

Proposta que prevê instalação de câmeras em salas de aulas foi aprovada com emenda estabelecendo que a medida seja válida apenas na rede pública

Videomonitoramento em escolas passa em Justiça

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Videomonitoramento em escolas passa em Justiça

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também