23.8 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Videomonitoramento em escolas pode virar lei – Notícias da ALES

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 399/2019, que prevê a instalação de câmeras de monitoramento em unidades de ensino no Estado. A matéria, do Capitão Assumção (PL), foi acatada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (3). A proposta traz em anexo outras duas: o PL 417/2022, do ex-deputado Marcos Madureira (PP), e o PL 206/2023, de Alcântaro Filho (Republicanos).

A iniciativa já havia sido avaliada pelas comissões reunidas de Justiça, Segurança, Educação e Finanças. Na oportunidade, o relator Mazinho dos Anjos (PSDB) acolheu as emendas da Procuradoria. Uma diminui o prazo de armazenamento das imagens de 5 anos para 15 dias; a outra, suprime item que determinava o Procon Estadual como órgão responsável pelas possíveis sanções a quem infringir a legislação.

Um dos autores dos projetos apensados, Alcântaro solicitou à Presidência que seu nome fosse inserido como coautor da proposição mais antiga. O pedido foi deferido pelo presidente Marcelo Santos (Podemos). Após a finalização da votação, Alcântaro fez a justificativa de voto, ressaltando que seu projeto complementava o de Assumção.

Fotos da sessão ordinária

“Teremos câmeras com áudio e vídeo porque nos ambientes comuns das escolas teremos uma espécie de ‘VAR’ para preservar o direito, a segurança e a integridade física e moral dos professores e dos alunos. Se os professores sofrerem ameaças, a câmera vai flagrar. Se os alunos sofrerem bullying ou assédio, as câmeras vão detectar. (…) Vai proteger os professores, alunos e as famílias”, disse.

Já Camila Valadão (Psol) questionou qual seria a redação final do projeto. Ela falou que se a versão final contemplasse o texto da matéria de Alcântaro iria manifestar-se de forma contrária. “Uma coisa é o uso da tecnologia a favor da segurança nas escolas, outra é patrulhamento ideológico do professor, controle sobre o exercício de docentes”, frisou.

Relator da proposta nas comissões reunidas, Mazinho explicou que somente depois da aprovação do PL pelos deputados é que a Comissão de Justiça poderia tratar da redação final. Após análise e votação no colegiado, o novo texto será colocado para avaliação final dos parlamentares.
Diferenças

As três iniciativas possuem algumas diferenças. Enquanto o PL 399/2019 de Assumção obriga a instalação de câmeras apenas em estabelecimentos de ensino particular, como creches e similares; os PLs 417/2022, de Madureira, e PL 206/2023, de Alcântaro, determinam o uso dos equipamentos em creches e escolas privadas e públicas. A proposição de Alcântaro ainda especifica que as câmeras devem captar vídeo e áudio. Esses dispositivos não poderão ser utilizados em banheiros e vestiários de uso individual ou coletivo.

CPI 

Durante a sessão foram divulgados os nomes dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai tratar de episódios de regularização fundiária. Os membros efetivos serão Vandinho Leite (PSDB), Dr. Bruno Resende (União) e Delegado Danilo Bahiense (PL). Já os suplentes serão Camila Valadão, Zé Preto (PL) e Capitão Assumção
.
Cooperativismo

Foi aprovado requerimento de urgência para o PL 204/2023, de Allan Ferreira (Podemos), que modifica disposições da Lei Estadual 8.257/2006, que instituiu a Política Estadual de Cooperativismo. A ideia é inserir o Sistema OCB/ES (Organizações das Cooperativas do Brasil) em dispositivos da legislação, proporcionar maior eficácia na política e oferecer mais segurança jurídica e previsibilidade à atuação das cooperativas na economia capixaba.

Com a aprovação do pedido, a matéria agora está apta a fazer parte da pauta da Ordem do Dia da próxima sessão, a ser realizada na tarde desta terça-feira (4).

Ainda no Expediente sujeito à deliberação foi acatado o Requerimento 54/2023, de Lucas Polese (PL), que cria Comissão Especial para avaliar, debater e propor medidas para melhoria da qualidade da água fornecida aos cidadãos capixabas e redução dos episódios de falta d’água em várias localidades do estado, especialmente, nos municípios atendidos pela Cesan e pelo Sanear.

Novas proposições

Quinze novos projetos foram lidos no Expediente para simples despacho e começaram a tramitar na Casa. Destaque para o PL 273/2023, do Dr. Bruno Resende, que obriga hospitais da rede pública e privada do Estado a divulgarem informação sobre o Índice de Infecção Hospitalar nas respectivas unidades. A matéria foi encaminhada para as comissões de Justiça, Saúde, Defesa do Consumidor e Finanças.

Também deram entrada mais duas propostas que versam a respeito da revisão geral anual no valor de 5% para servidores estaduais. O PL 278/2023 concede esse direito para os servidores do Tribunal de Contas (TCES) e o 282/2023 para os servidores do Poder Judiciário estadual. 

Confira como ficou a Ordem do Dia:

Medida aprovada pela Assembleia nesta segunda (3) prevê instalação de câmeras de segurança em áreas comuns como salas e pátios

Videomonitoramento em escolas pode virar lei

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Videomonitoramento em escolas pode virar lei

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
92 %
2.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também