23.8 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Adiada decisão sobre volta da mineração da Samarco em MG

Governo de Minas já deu parecer favorável ao retorno da mineradora

Um grupo de conselheiros do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) pediu, na tarde desta sexta-feira (11), vista no processo que analisa a autorização para a Samarco voltar a minerar no estado. Eles argumentaram que precisam de mais tempo para analisar o parecer da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) favorável a empresa responsável pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, em 2015.

A próxima reunião deve ser daqui a duas semanas. O parecer da secretaria tem mais de 350 páginas e foi encaminhado aos conselheiros para análise e voto. O pedido de vista foi feito por cinco dos 11 conselheiros.

Logo no início da reunião, a ambientalista Maria Teresa Corujo pediu a palavra e fez críticas ao parecer da secretaria. “No nosso entendimento, da forma que foi apresentado no parecer da supre [superintendência da Semad], as questões relacionadas com as estruturas que tem rejeito hoje, mesmo que eles digam que não vão receber mais rejeitos, mas elas estão lá, são a montante. Teve trincas em 2015. E as estruturas novas que vão receber rejeito, esses aspectos não foram devidamente tratados na forma que deveria ser para garantir 100 por cento que a retomada da Samarco não vá trazer novas situações igual o que aconteceu em 2015”, afirmou.

As licenças da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, estão suspensas desde outubro de 2016. Em novembro de 2015, a barragem de Fundão se rompeu, despejando 51milhões de metros cúbicos de rejeito de minério. Dezenove pessoas morreram. A lama destruiu o distrito de Bento Rodrigues, poluiu o rio doce e chegou até o mar.

Os conselheiros que pediram vista precisam agora apresentar um relatório com os argumentos, as dúvidas em relação ao processo. A próxima reunião está marcada para o dia 25 deste mês, e a votação só poderá ser adiada de novo por decisão do presidente da Câmara de Atividades Minerárias.

A Samarco informou que o processo de licenciamento operacional corretivo segue todos os ritos previstos na legislação. E que trabalha para retomar as operações de forma gradual, sem barragem de contenção de rejeitos.

Fonte: G1

Vitória
céu limpo
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também