spot_img
22.9 C
Vitória
domingo, maio 5, 2024
domingo, 5 maio 2024

Ales foi voz e ação pelo retorno do modal – Notícias da ALES

“É um projeto de que em toda a minha vida fui um defensor intransigente. Essa é uma das matérias mais importantes para a Grande Vitória que já tramitaram nessa Casa.” Assim o então deputado Elcio Alvares (1932-2016) relatou na Comissão de Justiça, em sessão ordinária de 14 de maio de 2014, o projeto que cinco dias depois seria sancionado como Lei Complementar (LC) 740, instituindo oficialmente o Serviço Público de Transporte Hidroviário Metropolitano de Passageiros na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Mas quando o assunto é a volta do Aquaviário, a voz de Elcio – que foi o governador do Estado (1975-1979) responsável pela implantação do primeiro sistema – poderia ser de dezenas de outros deputados, pois representa um dos discursos mais unânimes que ecoaram nas últimas décadas no Parlamento capixaba, seja no plenário, nos trabalho das comissões ou por meio de projetos e indicações ao governo. O Legislativo cobrou, fiscalizou, colaborou, sugeriu e acreditou que o Estado do Espírito Santo voltasse a oferecer o serviço, livrando os capixabas de rotinas amarradas na Terceira ou na Segunda Ponte, numa região metropolitana cada vez mais cheia de carros particulares.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos), é um dos maiores defensores da retomada do Aquaviário e transportou tal pauta para a Ales desde seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2003. Presidindo ou apenas membro da Comissão de Infraestrutura, o deputado realizou diversos debates, comandou reuniões para conhecer empresas e modelos do serviço que poderiam ser exemplos para a realidade capixaba, convocou, ouviu e cobrou secretários estaduais com responsabilidades sobre a questão.

Comissão Especial

Registra-se que, se o transporte hidroviário que nasceu em 1978 foi definitivamente encerrado no ano 2000 na Baía de Vitória – apesar de na prática tenha parado de funcionar em 1998 -, oficialmente as cobranças na Ales pelo seu retorno não demoraram a navegar nas atas de reuniões e sessões. Parlamentares sempre destacaram a Legislatura 2003-2007 como um marco do alerta e da cobrança em relação ao Poder Executivo. Em 2008, Marcelo presidiu a Comissão Especial de Transportes e Mobilidade, criada exatamente com a finalidade de estudar a viabilidade da retomada do serviço. 

Instalado em maio daquele ano, o colegiado teve nove reuniões e foi até o Rio de Janeiro conhecer e discutir o modelo de serviço da empresa Barcas/SA, responsável pelo trajeto Rio-Niterói. Em uma audiência com o então governador do Estado, Paulo Hartung, a integração com o Sistema Transcol já estava em pauta. Ainda em 2008, outra comissão, a permanente de Ciência e Tecnologia, presidida pelo então deputado Dr. Rafael Favatto, realizou três audiências públicas em Vila Velha sobre a volta do modal.

Aprovação de projetos, cobranças em plenário, visitas técnicas, estudos de modelos e propostas de intervenção dão o tom da participação no processo

Ales foi voz e ação pelo retorno do modal

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Ales foi voz e ação pelo retorno do modal

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
94 %
0kmh
40 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também