spot_img
29.4 C
Vitória
quinta-feira, maio 9, 2024
quinta-feira, 9 maio 2024

Autonomia de gestante no parto passa em Justiça – Notícias da ALES

A Comissão de Justiça acolheu nesta terça-feira (4) proposta que visa garantir a autonomia da gestante em escolher o tipo de parto e os direitos de ter acompanhante e doula. O Projeto de Lei (PL) 118/2023, de autoria do deputado Callegari (PL) foi aprovado com emendas apresentadas por Lucas Scaramussa (Podemos). Lucas Polese (PL) foi o relator da matéria.

O parlamentar Scaramussa sugeriu mudanças na matéria definindo como conceito de parto adequado “aquele constituído pelo respeito ao protagonismo da mulher e às práticas comprovadamente recomendadas baseadas em evidências científicas atualizadas”.

As emendas também definiram como violências obstétricas a negativa de cesária, a restrição à movimentação da gestante e a restrição à alimentação. Por último, o novo texto prevê a afixação de cartazes com o texto da norma em locais visíveis das unidades de saúde. As sugestões foram acolhidas pela relatoria e em seguida a proposta foi aprovada por unanimidade.

Além do projeto 118 o colegiado aprovou outros seis projetos de lei e mais 20 projetos de decreto legislativos que concedem título de Cidadão Espírito-Santense.

Fotos da reunião

A 27ª matéria discutida na reunião foi o PL 240/2019, de autoria do deputado Hudson Leal (Republicanos), que determina que a pessoa ferida em acidente de trânsito seja levada, pelos bombeiros ou pelo Samu, para hospital conveniado ao plano de saúde dela. A deputada Raquel Lessa (PP) relatou pela aprovação do item, mas a deputada Janete de Sá (PSB) pediu para discutir o assunto.

Entre as ressalvas de Janete está a alegação de que todos têm direito a atendimento no SUS e nem sempre o convênio apresenta hospital credenciado de qualidade. O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), presidente do colegiado, comentou a favor da proposta citando que alguns estados brasileiros já fazem tal transferência cobrando depois o custo aos convênios. Ao final do debate, Janete pediu vista para analisar a matéria até a próxima reunião.

Projetos de lei (PLs) aprovados:

Projeto que trata dos direitos das mulheres na hora do parto foi uma das 27 iniciativas avaliadas na reunião desta terça-feira

Autonomia de gestante no parto passa em Justiça

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Autonomia de gestante no parto passa em Justiça

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
29.4 ° C
31 °
29.4 °
73 %
4.6kmh
20 %
qui
29 °
sex
27 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
32 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também