22.1 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Liderança cobra proteção ambiental em Guarapari – Notícias da ALES

Um dos destaques da Tribuna Popular do mês de agosto foi o impacto da  especulação imobiliária para o ecossistema e a preservação das tradições dos povos originários da comunidade de Guaibura, localizada no Balneário de Guarapari. 

Representante dos moradores do local, a líder comunitária Thaís de Almeida Santos relatou que empreendedores estão tentando construir um condomínio residencial dentro da península. 

Ela pediu apoio dos parlamentares para que a localidade seja transformada numa Área de Proteção Ambiental (APP) e explicou que uma alteração no Plano Diretor Municipal da prefeitura de Guarapari mudou a classificação da área de Guaibura para Zona de Uso Turístico, abrindo portas para a especulação imobiliária. 

Descendente de indígenas, a convidada afirmou que além dos povos originários, Guaibura recebeu também a contribuição de negros e pescadores lusos na formação de sua cultura hoje ameaçada não só pela construção do residencial, mas de outros imóveis. 

Veja mais fotos da sessão e da Tribuna Popular 

HIV 

O ativista da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP), Tiago Rodrigues, fez um relato dos avanços no combate à doença e cobrou do governo estadual a realização de campanhas de prevenção contra o vírus. 

Tiago alertou que o uso de preservativo continua sendo a melhor forma de não correr o risco de contaminação, acrescentando que o protocolo do Ministério da Saúde que instituiu a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) também reforça a prevenção. 

O ativista esclareceu ainda que se houver exposição a risco de HIV nos casos em que não houve uso de preservativo nem da PrEP a pessoa poderá ainda fazer uso de antirretroviral num prazo máximo de até 72 horas para bloquear possível contaminação. 

Estigma 

Tiago Rodrigues cobrou do governo estadual e das prefeituras capixabas campanhas de prevenção ao HIV e de esclarecimentos sobre a eficácia oferecida hoje pelos tratamentos, que podem, segundo disse, tornar o portador do vírus não mais transmissor, fato que acontece quando a carga viral passa à condição de não detectável no sangue. 

Ele afirmou que há ainda muito estigma relacionado ao vírus e que poucas pessoas têm conhecimento dos avanços conseguidos pela ciência no tratamento.  
O ativista recomendou o tratamento ao citar que, mesmo com os avanços verificados, ainda morrem 11 mil pessoas no Brasil devido à Aids, já que muitos contaminados pelo HIV não buscam ajuda nos serviços de saúde. 

Marcha das Margaridas 

A 7ª Marcha das Margaridas, programada para acontecer em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto, também foi tema abordado na Tribuna Popular e Acadêmica. 

A representante da marcha no estado, a agricultora Fabiana Deluca informou que o movimento pretende levar 800 capixabas para apoiar a passeata das mulheres na capital federal. 

De acordo com Fabiana, se trata da maior ação de mulheres da América Latina e atrai pessoas do sexo feminino não só do campo, mas também das cidades. 

“Representamos e somos representadas por organizações feministas, sociais e internacionais; de quatro em quatro anos renovamos em Brasília a luta pelos direitos das mulheres e pelo combate à violência de gênero”, acrescentou. 

Apae de Iúna 

Também fez uso da palavra a diretora da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Iúna, Maria dos Anjos de Souza. Ela pediu apoio dos deputados e da sociedade para obras de melhorias e ampliação da unidade, que necessita de cobertura de uma quadra de esportes e expansão, haja vista estar ofertando novos serviços, entre eles atendimento especializado a pessoas com autismo. 

Conforme relatou, a Apae de Iúna, que atualmente atende 300 alunos, poderá ampliar ainda mais o número de beneficiados caso haja apoio suficiente para ampliar a unidade e aumentar o número de profissionais habilitados para esse tipo de serviço. 

Outros temas  

A Tribuna Popular abriu espaço ainda para fala sobre a situação e os desafios do setor pesqueiro no estado por meio de relatos feitos por Ulysses Vieira Raposo, do Movimento Pescador Não é Bandido. 

Já o engenheiro mecânico Getúlio Apolinário Ferreira, ex-diretor da ArcelorMittal, defendeu a implantação, no serviço público, de modelo de gestão estratégica inspirado em experiências acumuladas por ele na corporação.  

Laís Borges Lacerda, doula há nove anos, defendeu a ampliação desse tipo de serviço nas maternidades capixabas. Ela explicou a importância do serviço de doula na prevenção contra a violência obstétrica e redução do número de cirurgias cesarianas no Espírito Santo. 

Tribuna Popular

Toda primeira segunda-feira útil do mês o espaço do Grande Expediente é destinado a pessoas convidadas que podem falar por até 15 minutos sobre temas de interesse público. Para participar, é necessário ter indicação de algum dos 30 deputados. 

Líder comunitária de Guaibura pediu, durante a Tribuna Popular, apoio de deputados para assegurar medidas de proteção ambiental em área que pode dar lugar a condomínio

Liderança cobra proteção ambiental em Guarapari

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Liderança cobra proteção ambiental em Guarapari

Vitória
céu pouco nublado
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
0.9kmh
20 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também