28.8 C
Vitória
quinta-feira, maio 2, 2024
quinta-feira, 2 maio 2024

Professora cobra medidas para inclusão de surdos – Notícias da ALES

O Dia Nacional do Surdo, comemorado anualmente no dia 26 de setembro, foi lembrado pela professora de Português e Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Flávia Machado, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta terça-feira (26), no Plenário Dirceu Cardoso. 

A professora fez uso da tribuna para falar sobre o direito linguístico e cultural da comunidade surda capixaba. Ela se referiu ao Setembro Azul, mês em que a comunidade surda promove atividades para debater a inclusão social e a conscientização para a educação do surdo e a criação de escolas bilíngues, onde o ensino da Libras seja oferecido regularmente.

Fotos da sessão ordinária

Aborto

Durante a fase dos pronunciamentos, o deputado Coronel Weliton (PTB) fez uso da tribuna da Ales para falar sobre a votação que está acontecendo no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. Disse que é a favor da vida e contra a interrupção da gestação. Em aparte ao colega, o deputado Callegari (PL) avaliou que o Judiciário não deveria tratar do assunto, pois, segundo ele, “não cabe aos tribunais julgar o assunto. Segundo a nossa Constituição está claro, a vida será protegida desde a concepção”, defendeu.

Também se manifestaram contra a interrupção da gravidez os deputados da bancada do PL Lucas Polese, Zé Preto e Capitão Assumção. O último lembrou ter participado da Frente Parlamentar em Defesa da Vida do Parlamento Federal, em 2009.

Rodosol

Lucas Polese comentou sobre uma suposta dívida de R$ 300 milhões que, segundo disse, o governo estadual tem com a Rodosol. O parlamentar manifestou estranheza que essa informação venha a público quando o contrato de concessão está próximo de encerrar. 

Ainda sobre o tema, o deputado Zé Preto disse que a população de Guarapari gasta mais com as despesas com o pedágio da Rodosol quando sai da cidade para trabalhar que com a gasolina. “Aquilo ali é um castigo para quem trabalha na região porque Guarapari é uma cidade que não tem emprego. O pessoal vem trabalhar pro lado de Vila Velha e sofre pagando pedágio de R$ 25 todo dia”, disparou.

Criminalidade

Em sua fala, a deputada Janete de Sá (PSB) comentou a morte de traficante em Nova Venécia e a necessidade de proteção às pessoas vulneráveis que nada têm a ver com o crime e o tráfico de drogas.

Já Polese cobrou que o Executivo ponha em prática a lei que obriga a divulgação de mais informações no cadastro estadual de pedófilo. Conforme o autor da iniciativa, as informações ainda não foram colocadas na internet. 

Flávia Machado participou da sessão desta terça-feira e cobrou efetividade em leis que tratam dos direitos de pessoas surdas, como o acesso ao ensino de Libras

Professora cobra medidas para inclusão de surdos

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Professora cobra medidas para inclusão de surdos

Vitória
céu limpo
28.8 ° C
29.9 °
28.8 °
69 %
4.6kmh
0 %
qui
31 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também