21.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Quais antidepressivos podem atrasar a menstruação?

mulher tomando remédios
Antidepressivos podem causar amenorreia, mas não afetam a fertilidade

É natural que o ciclo menstrual passe por alguma pequena alteração a cada mês. No entanto, para quem toma medicação regularmente, essas alterações tendem a ser mais significativas. Você sabia que antidepressivos podem atrasar a menstruação, por exemplo?

Na verdade, tudo depende muito da formulação e da adaptação do corpo. Por isso, é importante ficar atento ao que muda de verdade e à possibilidade de engravidar enquanto toma o remédio.

Para entender melhor como o antidepressivo funciona no organismo, confira o artigo abaixo. Boa leitura!

Descubra o que é amenorreia e atraso na menstruação

Talvez você nunca ouvido falar em amenorreia, mas se trata da ausência quase ou total da menstruação. Em casos chamados de secundários, essa irregularidade é determinada quando não acontecem menstruações por períodos acima de 6 meses. Ou quando o fluxo é bastante irregular nessa mesma faixa de tempo. Tudo sem envolver gravidez, é claro.

Enquanto isso, o atraso na menstruação envolve um período mais curto de tempo. É quando o fluxo não começa até uma ou duas semanas após a data prevista.

Entenda qual é a relação entre menstruação e depressão

mulher em crise de depressão
A depressão afeta hormônios importantes

Um dos sintomas menos percebidos da depressão está na amenorreia, você sabia? Durante episódios depressivos, há uma maior excreção de cortisol, o hormônio que age como mensageiro no hipotálamo.

O hipotálamo é uma parte do cérebro que, entre outras funções, informa aos ovários que chegou a hora de descartar um óvulo. Isso acontece por meio da liberação de um hormônio chamado gonadotrofina. Contudo, a depressão favorece o excesso de cortisol que, por sua vez, impede a sinalização da ovulação e da menstruação.

Essa relação indica, portanto, que a depressão pode atrasar a menstruação e causar amenorreia. Mas e os antidepressivos?

Veja como antidepressivos podem atrasar a menstruação

Além da depressão, os remédios que a tratam também podem afetar o ciclo menstrual. Antidepressivos podem atrasar a menstruação especialmente se forem do tipo inibidores da recaptação de serotonina. Alguns exemplos são Sertralina e Escitalopram, muito comuns no Brasil.

A ação desses medicamentos faz com que aconteça um aumento da liberação de prolactina. Esse hormônio afeta os nervos incluídos nos demais processos hormonais que acontecem no cérebro. Na prática, o que acontece é que o excesso de prolactina leva ao aumento da produção de hormônios foliculares estimulantes nos ovários, que param de descartar óvulos. Consequentemente, a menstruação não acontece.

Enquanto isso, a Bupropiona é um outro antidepressivo que age em alvos diferentes no cérebro, nos inibidores da recaptação de noradrenalina-dopamina e nos antagonistas de receptores nicotinicos. A medicação costuma ser associada a ciclos menstruais mais curtos, sangramentos irregulares e amenorreia. Contudo, por enquanto ainda não há explicação científica para essa reação.

Compreenda se a amenorreia faz mal ao organismo

A depressão pode levar à amenorreia
A depressão também afeta a menstruação

Uma questão crucial não está na dúvida sobre se antidepressivos podem atrasar a menstruação. Na verdade, a pergunta está mais relacionada ao fato de que a menstruação faz parte da saúde da mulher. Isso significa que, se ausente, ela causa algum problema? É ruim não menstruar?

Se você quer engravidar, não se preocupe. A amenorreia não significa necessariamente infertilidade. Muitas mulheres têm períodos com ciclos ausentes ou irregulares e voltam ao normal. Se o atraso ou a ausência são causados pela depressão, o tratamento vai ajudar o corpo a se recuperar naturalmente.

Quando a amenorreia ou atraso na menstruação acontece pela medicação, é preciso considerar uma janela de tempo. Muitos organismos demoram a se recuperar, e os sangramentos vão voltar na mesma medida em que o corpo se adapte.

No entanto, cabe dizer que às vezes a ausência menstrual está relacionada a outros problemas de saúde. Por isso é indispensável que outras questões sejam descartadas. Inclusive a gravidez.

Questione seu médico sobre se antidepressivos podem atrasar a menstruação

médico segurando remédios
É importante conversar com o médico sobre efeitos colaterais

O ponto de partida para entender o que está acontecendo com a menstruação é conversar com o médico. Antes disso, porém, é interessante manter uma agenda detalhada do ciclo menstrual. É importante que datas exatas sejam devidamente anotadas para que o especialista consiga compreender o andamento do seu organismo.

Outra questão importante é que muitas vezes a menstruação fica em segundo plano. Quando há casos de depressão, não se trata de uma prioridade. Assim, é essencial que haja muito diálogo entre médico e paciente. Convém até mesmo questionar o profissional antes de começar a tomar a medicação.

Fique atenta ainda a sinais como idade, calores, e outros sintomas. Mulheres mais velhas, geralmente acima dos 45, podem estar passando pelo começo da menopausa. Dessa forma, o antidepressivo pode não ser o responsável pelo atraso na menstruação e sim o ciclo do tempo.

Saiba quando começar a se preocupar com a menstruação atrasada

calendário com datas marcadas
Atrasos ou ausência menstural por mais de 6 meses caracterizam amenorreia

Esteja você tomando antidepressivo ou não, há alguns protocolos que devem ser seguidos quando a menstruação atrasa. Não basta considerar que o medicamento é culpado e pronto. É preciso:

  • avaliar se você teve relação sexual desprotegida;
  • fazer o cálculo sobre quando o período deveria ter começado;
  • ficar atento a outros sintomas do organismo;
  • levar a idade em consideração;
  • pensar em outros remédios — como da tireóide — que podem estar afetando o ciclo.

Essas questões simples vão te ajudar a descartar a razão mais simples; a gravidez. É verdade que antidepressivos podem atrasar a menstruação, contudo, não são a única razão. Na verdade, há mais chance de uma gestação do que de outros motivos.

Também é importante reforçar que esse artigo não substitui, de forma alguma, uma consulta com o especialista. Talvez seu remédio seja diferente, tenha uma fórmula específica, entre outros. Cada organismo responde de uma forma própria à medicações, e você precisa levar isso em consideração.

Para encerrar, vale reforçar que antidepressivos podem atrasar a menstruação, porém, não causam infertilidade. Portanto, não é preciso suspender ou rejeitar a medicação apenas porque você pensa em engravidar. Na verdade, há remédios que podem inclusive ser tomados durante a gestação, sem risco ao feto. A medicina possui cada vez mais fórmulas avançadas.

Você achou que esse artigo foi útil? Então aproveite para ler nosso artigo sobre Sangramentos no início da gravidez. É importante entender o funcionamento do corpo antes de se desesperar!

Vitória
céu limpo
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
90 %
2.1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também