21 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Ação do Procon de Linhares verifica se postos de combustíveis repassam variações de preço a consumidores – Notícias de Linhares

Foi verificado o cumprimento do decreto federal que determina que preços reais sejam informados, mesmo em casos de promoção.

Durante a fiscalização, os fiscais do Procon também solicitaram as notas de aquisição de produto – do dia 17 ao dia 23 deste mês – que servem de referência para saber se o preço final, cobrado do consumidor pelos estabelecimentos, é ou não abusivo. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

O Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 24, uma ação de fiscalização em postos de combustíveis do município, que é realizada em todo o Brasil. O objetivo do ‘Mutirão do Preço Justo’ é averiguar se os estabelecimentos estão repassando as variações de preço para o consumidor final.

Segundo a legislação, as condições de pagamento expostas nos painéis devem se encontrar em lugar de boa visibilidade e conter informações claras para o consumidor.

Durante a fiscalização, os fiscais do Procon também solicitaram as notas de aquisição de produto – do dia 17 ao dia 23 deste mês – que servem de referência para saber se o preço final, cobrado do consumidor pelos estabelecimentos, é ou não abusivo. Os donos dos postos têm o prazo de cinco (5) dias úteis para apresentar os documentos fiscais ao órgão.

Durante a inspeção, os fiscais também cobraram a afixação do painel de preços, prevista conforme a portaria 116 da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Até às 11 horas de hoje 10 postos foram visitados pelos fiscais e a expectativa é que todos os 27 estabelecimentos existentes em Linhares sejam vistoriados. O resultado final da operação será divulgado na primeira quinzena do mês de junho.

Para o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, “a operação contribui para a regularização das vendas de combustível e cumpre o papel de auxiliar os consumidores”. Ele alerta que os estabelecimentos que infringem as regras contidas no Código do Consumidor e demais legislações protetivas do consumidor estão sujeitos a multas que variam de R$ 900 a R$ 12 milhões.

Denúncias e reclamações podem ser registradas no canal exclusivo de denúncias criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=IAQJ60xE90OR8kuNpr_o4ce70Yu-xyFJqM_04J2TPrpUMFU0UUdVOTFIQk9OM0o4QUhIWlNIRlFZVi4u

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Ação do Procon de Linhares verifica se postos de combustíveis repassam variações de preço a consumidores

Vitória
céu limpo
21 ° C
21 °
19.9 °
92 %
1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também