27.2 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Dia D de Combate à Dengue tem panfletagem e ação dos agentes sábado, dia 19, em Linhares – Notícias de Linhares

Mobilização tem panfletagem nos semáforos e concentração dos agentes no Bairro Aviso

Sábado (19), Dia Nacional de Combate à dengue, tem mobilização, em Linhares, contra o mosquito aeds Aegypti, transmissor da doença.  A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, promove o Dia D de Combate à Dengue com panfletagem nos semáforos e concentração dos agentes de endemias para as ações durante o dia.

Todos os agentes estarão concentrados no Bairro Aviso, neste sábado (19), a partir das 7 e meia da manhã, na praça do bairro, atrás da Unidade de Saúde. Dalí, vão sair para visitas domiciliares, remoção de depósitos e eliminação de criadouros do mosquito transmissor de doenças.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana, disse que é importante intensificar os trabalhos agora e convocar a população para fazer parte do controle devido ao período de chuvas e ao aumento de temperatura, associado com o período de férias de fim de ano. “Nesse período, as pessoas viajam e transportam o vírus para outros lugares. E, nesta época do ano, o mosquito reproduz mais rápido. A população do Aeds Aegypti aumenta”, explicou.

Esta semana, a Vigilância Sanitária está desenvolvendo ações com palestras em escolas. Nessa quinta (17), a palestra aconteceu na Escola Zeferino Batista Fiorot, no Bairro Santa Cruz. Na mesma escola, acontece outra ação dessa natureza no próximo dia 22. No dia 23, a palestra está marcada para o Bairro Jardim Laguna.

O município apresenta um considerável aumento no índice da presença do mosquito. No mês de setembro, o índice era de menos de um por cento, ou 0,76% de infestação predial. Em outubro, houve um aumento de 73% ao subir para 1,32% dos imóveis trabalhados com a presença do mosquito Aeds Aegypti.

O resultado do Levantamento do Índice Rápido (LIRA), é ainda maior. O índice é de 3,4% dos imóveis com a presença do mosquito. O levantamento é feito em todo o município, em todos os bairros em uma única semana, aleatoriamente.

Colaboração da população

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. Semanalmente, a recomendação é a seguinte:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos;

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação;

– Dengue é coisa séria. Vamos vencer esse mal. “Verão sem Dengue”

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Dia D de Combate à Dengue tem panfletagem e ação dos agentes sábado, dia 19, em Linhares

Vitória
nuvens dispersas
27.2 ° C
28.8 °
27.1 °
76 %
3.1kmh
40 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também