spot_img
29.4 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Empreendedorismo, turismo e qualidade do café são temas de encontro em São Rafael – Notícias de Linhares

No Encontro de Café de Qualidade realizado em Santa Cruz de Terra Alta, no distrito de São Rafael, na sexta-feira (1º/4), os produtores participaram de palestras com os temas empreendedorismo, qualidade da bebida e turismo local, importantes para o fomento e agregação de valor ao café. A ação é parte integrante do Linhares Coffee, o Programa Municipal Incentivo à Qualidade de Café da Prefeitura de Linhares.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que desde 2017 o Município vem seguindo um planejamento, passo a passo, para levar melhorias para os produtores rurais, a exemplo da construção de caixas secas e de barragens, para aumentar e fortalecer a capacidade hídrica do município e melhorar a qualidade do solo e, também, os polos de fruticultura que foram implantados e que serão ampliados, e os resultados vem servindo de referência para outros estados brasileiros.

“Outra vertente que trabalhamos é a qualidade. Assim como o cacau está trilhando resultados importantes, fruto da dedicação dos produtores, e nossa contribuição tem sido dada nesse aspecto, a partir da evolução da qualidade e da verticalização da produção é possível maior rentabilidade ao agregar valor no mesmo pedaço de terra, além de atrair os jovens. Mais esse encontro veio para fomentar sobre qualidade, empreendedorismo, turismo e agregação de valor para as comunidades rurais”, frisou o secretário.

Empreendedorismo no café

A consultora especialista do Sebrae/ES, Daniela Burkhard, ministrou sobre “Empreendedorismo no café – como iniciar seu negócio de café torrado e moído?”. Daniela explicou que hoje existe uma grande oportunidade para qualquer pessoa empreender, principalmente com a tecnologia e, também, ultrapassar as barreiras da venda pelo atravessador, agregando valor naquilo que os produtores estão produzindo, ao criar produtos que tenham um diferencial maior no mercado.

“O mercado é muito aberto, hoje em dia não existem mais barreiras como antigamente, quando tinha quem produzia e quem comprava para manufaturar e vender. Com o advento da Internet, o mercado se expandiu, de forma que não tem como mensurar. O produtor tem condições de fazer desdobramentos do seu produto, haja visto que hoje o café pode estar como bebida e até como produto de comida. Não existem barreiras para o empreendedor criar algo que ele vai ter um rendimento maior que vender apenas na saca”, disse a especialista.

Turismo local

Carlos Alberto Altoé, produtor e torrefador de café do município de Castelo, explanou sobre “Agroturismo: como o café pode incrementar o turismo local?”. O produtor comentou que existe um público consumidor de cafés especiais que vem aumentando ano a ano. Se for feito um comparativo de consumo de café tradicional, há um registro no aumento de vendas de 3,5% a 4% ao ano e, quando se trata da linha dos cafés especiais esse percentual é de 15% a 17%, dados que mostram que existe um mercado promissor.

“Junto com isso, o produtor pode transformar a propriedade em uma parte turística, montando, por exemplo, uma cafeteria, a apresentação da propriedade, mostrando o processo do café, permitindo o consumidor conhecer como se comporta toda a cadeia produtiva, desde a produção até o processo final da torra. O primeiro passo para isso é o produtor entender como se faz café especial, o que se tem na propriedade que pode ser aproveitado e quais investimentos são necessários”, explicou Altoé.

Qualidade do café

O tema “Qualidade: como produzir cafés com qualidade superior?” foi ministrado pelo especialista em café / pesquisador do Incaper, José Altino Filho, que levou ao encontro garrafas com cafés para o produtor provar e entender sobre os problemas que são colocados na bebida, como a fumaça e o mofo, quando não são aplicadas as práticas corretas.

“Desde 2017, o caminho de qualidade tem sido trilhado e a organização dos produtores têm promovido uma melhoria significativa na qualidade da bebida. O Município de Linhares tem um planejamento com metas que estão sendo alcançadas e a Secretaria de Agricultura tem novos projetos, com parceria do Incaper, para colocarmos em prática ainda este ano, como o treinamento de qualidade para o produtor sobre bebida e a reconhecer defeitos, por exemplo”, disse o pesquisador.

O diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Rafael Breda Buffon, também palestrou sobre qualidade do café e apresentou ações realizadas e seus resultados alcançados pela prefeitura ao longo dos anos, com foco na produção de qualidade do café. Informou, também, sobre o 5º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares e da 6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau que estão com inscrições abertas.

Participação na SIC

O produtor Lúcio Passamani, vencedor do Linhares Coffee 2021, acompanhou a neta, Ariadna Passamani Benicá, que esteve presente na Semana Internacional do Café (SIC), e falou sobre a experiência em participar da SIC, um dos prêmios recebidos no concurso. Passamani destacou que o concurso é um incentivo aos produtores e que os dias de campo e treinamentos levam ao produtor informações para melhoria da bebida para o consumidor e para a renda do produtor.

“Me ofereceram um valor muito bom na saca do café especial que venci o concurso devido a qualidade ser muito boa. Que mais iniciativas como estas sejam realizadas pela prefeitura”, disse o produtor, lembrando que participará mais uma vez no concurso.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Empreendedorismo, turismo e qualidade do café são temas de encontro em São Rafael

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
30.5 ° C
31.9 °
30.5 °
66 %
5.7kmh
0 %
sáb
30 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também