21 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Mosquitos: Vigilância Ambiental realiza visitas domiciliares para combater a dengue – Notícias de Linhares

Foi com bastante alegria que dona Lucia Vera de Souza Costa, de 69 anos, recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), no bairro Conjunto Juparanã, a equipe de Agentes de Combates a Endemias (ACE) durante ação de combate ao Aedes aegypti.

As visitas domiciliares são realizadas diariamente pelos agentes. Fotos: Felipe Reis.

A equipe percorreu cada canto do quintal à procura de água parada e possíveis focos de dengue. A casa, com alguns vasos de plantas com troca de água diária e caixa d’agua cobertas, demonstra a preocupação da moradora em manter tudo limpo e organizado.

Com uma extensa plantação de flores, frutas, verduras e legumes, dona Lucia afirma seguir sempre a orientação dos agentes de endemias para não dar chance ao principal vetor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes Aegypti.

“Estou sempre cuidando do meu jardim e do meu quintal. Meu filho me ajuda a cobrir a caixa d’água e a olhar as outras coisas que temos, como as calhas que usamos para reaproveitar a água da chuva. Nunca pegamos dengue, mantemos sempre tudo limpo”, disse.

A dengue anda preocupando as autoridades de saúde do Município. Atualmente, Linhares registra 856 casos confirmados da doença e 462 em investigação aguardando resultados, sendo que os bairros Planalto, Interlagos e Santa Cruz são os campeões em número de casos. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 485%.

O dado que mais alarma as equipes de agentes de endemias: mais de 80% dos focos do mosquito está dentro das residências.

Visitas

As visitas domiciliares são realizadas diariamente pelos agentes. Para este mês, a estimativa é que mais de 15.000 mil imóveis sejam vistoriados.

A orientação é que as pessoas identifiquem o profissional, que sempre utiliza uniforme completo, no e permitam que ele entre em suas casas para executar os trabalhos de combate ao Aedes aegypti.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, explica que a mesma unidade é visitada quatro vezes durante o ano, seguindo um calendário. “Se houver solicitação através dos nossos canais de Ouvidoria, se o morador nos acionar ou for identificado algum tipo de irregularidade, a equipe retorna ao local mais vezes”.

Segundo ele, dona Lucia é uma parceira e está sempre de portas abertas. “Aqui não tem água parada, as vasilhas de água dos animais são trocadas todos os dias e a piscina é limpa duas vezes na semana. Ela está de parabéns”.

Tratamento

As equipes da Vigilância Ambiental realizam vistorias de rotina, a cada 15 dias, em pontos considerados estratégicos (PE). São locais onde se concentra um grande número de criadouros em potencial, como floriculturas, oficinas, ferros-velhos, entre outros.

As visitas são para controle da proliferação dos mosquitos, por meio do tratamento larvário e aplicação de inseticida perifocal.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Sintomas da Doença
Vale ressaltar que para impedir as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya, é necessário que toda a população faça sua parte. Cuide de você, de seus familiares e de seus vizinhos! Combater o mosquito é dever de toda a comunidade.

É importante que você saiba quais são os sintomas da Dengue para que identifique rapidamente caso pegue a doença. Caso sinta algum desses sintomas, procure um médico:

 Febre alta
 Forte dor de cabeça
 Dor atrás dos olhos
 Manchas e erupções na pele, normalmente com coceiras
 Extremo cansaço
 Moleza e dor no corpo
 Muitas dores nos ossos e articulações
 Náuseas e vômitos
 Tontura
 Perda de apetite e paladar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Mosquitos: Vigilância Ambiental realiza visitas domiciliares para combater a dengue

Vitória
céu limpo
21 ° C
21 °
19.9 °
92 %
1kmh
0 %
dom
30 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também