spot_img
27.7 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Prefeitura de Linhares e CVV realizam campanha de prevenção ao suicídio com caminhada no centro da cidade – Notícias de Linhares

Ação integra o Setembro Amarelo e é focada em divulgar os serviços de atendimento gratuito para saúde mental no Município

O caminhada reuniu mais de 200 pessoas que percorreram as ruas do centro de Linhares levando informação e conscientização sobre o suicídio. Fotos: Secom/Kevoin Fracalossi.

Para marcar o mês alusivo ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 14, a Caminhada de Promoção à Vida. O ato simbólico foi no centro de Linhares, e o ponto de partida foi a Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, e percorreu as principais ruas e avenidas do bairro.

A iniciativa é do Núcleo de Apoio à Vida de Linhares (Navil), do Centro de Valorização da Vida (CVV) junto às secretarias municipais de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial – Raps, unidades Básicas de Saúde, Caps II e CapsAD, de Assistência Social, por meio do CREAS, CRAS e Casa de Acolhida, e de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal.

O objetivo da caminhada foi o de conscientizar a população sobre temas como suicídio e depressão, informando a respeito da rede municipal de atendimentos em saúde mental, que são disponibilizados pela Prefeitura.

Entre os cerca de 200 participantes que seguravam balões amarelos, estavam o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e os vereadores Therezinha Vergna, Gilson Gatti, Roque Chile e Amantino Paiva, e Thiago Roldi, de Santa Teresa. A caminhada contou com a participação especial da Banda Marcial Ermentina Leal, de Barra do Riacho, da cidade de Aracruz, que abrilhantou o evento.

Durante a caminhada foram exibidos cartazes entregues panfletos que atentam para os sinais da depressão e do suicídio.

“Hoje caminhamos juntos pela vida. É difícil falar sobre suicídio e é difícil a aceitação, quem está sofrendo tende a se isolar. Por isso que é muito importante acolher com amor aquele ente querido, aquele amigo, aquele filho, pois o suicídio aumentou muito na pandemia, principalmente no grupo de pessoas entre 15 e 29 anos. Quem está precisando de ajuda encontra nos serviços de Linhares psiquiatras, psicólogos e médicos preparados para atender”, afirma Gabriella Campo Dallorto Siqueira, uma das coordenadoras da Atenção Primária à Saúde (APS) da Prefeitura de Linhares.

“Ficamos muito felizes com o envolvimento das pessoas pela causa. Conseguimos levar a mensagem de que o suicídio pode ser prevenido com informação e de que familiares e amigos podem ajudar por meio dos sinais que o acolhido dá”, ressaltou o coordenador do CVV, Jobson Freitas.

De acordo com ele, alguns dos principais sinais de alerta para o comportamento suicida são: falar sobre o desejo de morrer, sentir grande culpa, acreditar ser um fardo para os outros, fazer um plano ou pesquisar maneiras de tirar a própria vida, afastar-se, despedir-se, fazer testamento, sentir sensação de vazio, estar extremamente triste, ansioso, agitado e com raiva, ter mudanças extremas de humor e intensificar o uso de drogas e de álcool. 

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, reforçou a importância da conscientização. “Hoje caminhamos pela vida, para alertar a população que existem pessoas que precisam da nossa ajuda e que podemos sim ajudar por meio da informação. Precisamos sempre ficar atentos já que existem ainda dificuldades na identificação de sinais e busca de tratamento muitas vezes pelo preconceito de tratar sobre o tema”, frisou.

Rosinere Ronchete, que é diretora das Especialidades e Saúde Mental da Prefeitura de Linhares, participou do evento e também falou sobre o assunto. “Nossa intenção é levar a prevenção às pessoas. Muitos moradores sofrem de depressão e tem vergonha de falar, e isso não pode acontecer. Todos que precisarem de ajuda devem procurar, e nossa equipe está à disposição para ouvir e ajudar”, comentou.

A orientação do município é que quem precisa de ajuda busque atendimento em uma das 35 unidades de saúde de Linhares, onde é feita avaliação e encaminhamento aos serviços de saúde mental da cidade. Para situações de urgência e emergência, está em funcionamento o plantão 24 horas do Navil de Linhares pelo telefone 188.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3,6 milhões de atendimentos de 2021 foram realizados por cerca de 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail [email protected], além de carta.

A entidade realiza também ações presenciais (temporariamente suspensas devido à pandemia), como palestras e Curso de Escutatória. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br Os dados são do Ministério da Saúde

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Prefeitura de Linhares e CVV realizam campanha de prevenção ao suicídio com caminhada no centro da cidade

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
27.7 ° C
28.9 °
27.7 °
78 %
7.2kmh
0 %
sáb
28 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também