25.5 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Prefeitura de Linhares entrega mais duas barragens no distrito de Desengano – Notícias de Linhares

Mais duas barragens, desta vez no distrito de Desengano, foram entregues aos produtores nesta terça-feira (20). Os dois reservatórios têm capacidade para armazenar 60 milhões de litros de água. Além dessas, outras quatro barragens já foram entregues na localidade. Ao todo, a Prefeitura de Linhares já construiu 22 reservatórios.

Os maquinários ainda se concentram em Desengano neste momento, onde está sendo construída mais uma unidade. Em seguida, seguem para o distrito de São Rafael onde será construído mais uma unidade.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, ressaltou que os reservatórios do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, são uma forma de assegurar uma produção sustentável e a reserva de água para enfrentar crises hídricas, como esta que os produtores capixabas vêm enfrentando.

“Trabalhar a reservação de água é a proposta do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, para a médio e longo prazo, trazer ainda mais segurança hídrica aos produtores. É gratificante ver, no caso de Desengano, que os produtores do entorno das barragens já estão arando a terra para plantio de café e mamão devido à segurança hídrica que o reservatório trouxe. Esse é o foco do programa: ampliar a produção local e a geração de renda nas propriedades”, disse o secretário.

As barragens estão localizadas nas propriedades de Pedro Imberti e de Domingos Mai. Cada uma delas ocupa uma área de dois hectares. “Aqui eu quase não tinha água para molhar. Precisava jogar água de um outro rio para encher a poça para irrigar. Agora com a barragem vou economizar em bomba e energia. Muito bom esse apoio que a prefeitura tem nos dados”, comentou Pedro Imberti que cultiva café e cacau.

22 reservatórios construídos

Ao todo, 22 reservatórios foram construídos via Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, sendo oito no distrito de São Rafael, seis em Desengano, seis no Farias e outros dois em Baixo Quartel. Juntos, têm capacidade para armazenar mais de 580 milhões de litros de água.

As propriedades onde são construídos os reservatórios são selecionadas via edital de processo seletivo. Os projetos são desenvolvidos conforme processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que é o órgão fiscalizador.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Prefeitura de Linhares entrega mais duas barragens no distrito de Desengano

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
82 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também