24.9 C
Vitória
quarta-feira, maio 1, 2024
quarta-feira, 1 maio 2024

Prefeitura de Linhares entrega mais seis terreiros suspensos para secagem de café a produtores familiares – Notícias de Linhares

Mais seis terreiros suspensos para secagem do café foram entregues a produtores de Linhares nesta quarta-feira (3/5) pelo prefeito Bruno Marianelli e o secretário de Agricultura Franco Fiorot. A instalação dos equipamentos faz parte do Programa Linhares Coffee que visa incentivar a produtividade e elevar a qualidade do grão, para gerar novas oportunidades às famílias que vivem nas propriedades rurais. O evento aconteceu na Fazenda Flor de Liz.

Dos seis novos terreiros, que vieram somar aos cinco já instalados no primeiro edital lançado pela Prefeitura, nesta segunda etapa, atenderam duas famílias de Quartel de Cima, uma de Chapadão do XV, outra de Santa Cruz, uma em Desengano, e mais uma em São Sebastião de Terra Alta, e mais um terreiro atenderá a uma instituição pública de ensino.

O prefeito de Linhares pontuou que os terreiros, junto às ações desenvolvidas pelo Município, voltadas à cafeicultura, visam fomentar tecnologias de produção e industrialização para que seja elevada a qualidade do grão, associada às boas práticas agrícolas.

“Com esses novos terreiros ampliaremos as oportunidades de elevar a qualidade dos grãos e aumentar a produtividade, tendo em vista os ótimos resultados conquistados com os cinco primeiros já entregues, em que o produtor, além da estrutura física, recebeu orientações técnicas e de manejo”, comentou Marianelli.

O produtor Geraldo Ginelli, do Assentamento Rio Quartel, foi um dos produtores classificados no processo seletivo. “Fui acompanhando os resultados dos primeiros produtores atendidos no edital e resolvi me inscrever. Agora, vou utilizar o terreiro para produzir um café especial em busca de uma boa classificação no concurso e, depois, iniciarei a produção para comercializar na feira livre em que participo e, também, na região para agregar uma nova renda à minha família”, disse Geraldo.

Como aconteceu no edital passado, além da estrutura física, a Secretaria de Agricultura ofereceu toda a mão de obra para instalação dos terreiros, e agora acompanhará todos os processos referentes aos protocolos de qualidade e, também, de mercado, conforme explicou o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.

“Na primeira etapa alcançamos patamares elevados de qualidade e com esses seis novos terreiros vamos verticalizar a produção, ampliando as oportunidades e levando esse conceito de utilização dos terreiros a mais comunidades a partir da pós-colheita, com a colheita do café maduro e uso de práticas adequadas. Além da produção, a relação com o mercado também está sendo trabalhada para agregar valor à produção e posicionar a origem do café linharense no mapa dos cafés de qualidade do país”, comentou o secretário.

Os produtores atendidos participaram de um processo seletivo que tinha como critérios: ter participado nas últimas cinco edições do Concurso Municipal de Qualidade de Café Conilon (número maior de participações, como o primeiro critério de desempate e caso necessário a média de pontos alcançada no(s) concursos, o segundo critério de desempate); possuir Carta de Aptidão do Programa nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), expedida pelo Incaper, ou outra instituição que tenha autorização para expedição da mesma, com validade; possuir inscrição de produtor rural nos órgãos competentes; por exemplo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Prefeitura de Linhares entrega mais seis terreiros suspensos para secagem de café a produtores familiares

Vitória
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
88 %
1.5kmh
20 %
qui
31 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também