22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Semana Nacional do Trânsito: escolas recebem informações para conscientização e prevenção de acidentes – Notícias de Linhares

As ações do Transitolândia percorrerão várias unidades de ensino no decorrer desta semana. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

As ações de conscientização no trânsito serão reforçadas nas escolas de Linhares nesta Semana Nacional do Trânsito com a presença do projeto Transitolândia da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O projeto aborda direitos e deveres de pedestres e motoristas, além dos agentes de trânsito repassarem informações sobre segurança e humanização do trânsito, com foco na prevenção de acidentes, respeito e empatia ao próximo. As ações são realizadas em dois turnos: manhã (8h) e tarde (14h) e seguem até o próximo dia 30 de outubro.

Com a dinâmica e interação do departamento de Trânsito com as crianças, o Trânsitolândia é uma importante ferramenta para contribuir com a mudança do comportamento e construção de um olhar diferente para os riscos no trânsito.

Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, as crianças são importantes multiplicadoras das principais normas de trânsito, e contribuem com os papais e mamães para que tenham uma postura preventiva e consciente sobre a importância da redução dos acidentes nas estradas e rodovias.

“O Transitolândia visa incentivar a conscientização no trânsito por parte do condutor, nova postura, para que ele seja mais responsável e consequente ao dirigir, já que é ele que está guiando o veículo e decide o que fazer”, destaca. E, acrescenta, “sem a colaboração do motorista não tem como ter um trânsito seguro e que funcione para pedestres e condutores”.

O diretor municipal de Trânsito, Douglas Simplício, o projeto também aborda o sistema de estacionamento dos veículos no município, mostrando os locais proibidos, como nos canteiros centrais, as vagas de veículos escolares. “Os motoristas não podem colocar os carros nestes locais porque impossibilita a parada dos veículos escolares, prejudicando o fluxo viário e colocando em risco os próprios alunos nas horas de mais movimento”, afirma.

As normas de circulação como, por exemplo, evitar a contramão e a parada “rápida” que os pais costumam fazer para deixar os filhos nas escolas, também são abordados com as crianças. “Todos esses assuntos são significativos e necessários para o bom funcionamento e segurança no trânsito, e as crianças entendem perfeitamente e alertam os pais. Os responsáveis pelos estudantes não podem estacionar em fila dupla, e muito menos descer do veículo, já que essa ação atrapalha o fluxo viário e pode causar acidentes”, explica Douglas.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo promover ações de conscientização e educativas para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros, a fim de promover um trânsito mais seguro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Semana Nacional do Trânsito: escolas recebem informações para conscientização e prevenção de acidentes

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também