26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Prefeitura vai reforçar segurança nas escolas de Linhares e entrega 12 novas motos para patrulhamento nas unidades de ensino – Notícias de Linhares

As medidas de segurança foram anunciadas nesta segunda-feira ao lado da secretária de Educação, Maria da Penha Valani, e do secretário de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A Prefeitura de Linhares vai adotar uma série de medidas visando implementar a segurança nas escolas municipais de ensino fundamental e nos centros municipais de educação infantil. O planejamento das ações foi debatido em reunião neste fim de semana pelo prefeito Bruno Marianelli com os secretários municipais de Educação, Maria da Penha Valani, e de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos.

Dentre as medidas que serão adotadas a curto e médio prazos está a presença de um Guarda Civil, inicialmente, em todas as escolas da rede municipal localizadas na sede do Município; a contratação, a curto prazo, de agentes de segurança para todas as unidades de ensino; o aumento de profissionais atuando na Patrulha Escolar durante a entrada, intervalo e saída dos estudantes.

Para essa ação, a Prefeitura investiu na aquisição de 12 novas motos que foram entregues na manhã desta segunda-feira, dia 10. Os novos veículos serão divididos entre as seis regiões administrativas da sede do município, sendo duas por região. A Patrulha Escolar já atua em escolas de Linhares, e as 12 novas motos irão ampliar a presença da Guarda Civil Municipal nas unidades de ensino.

Outra ação que será adotada imediatamente está a implantação do programa de Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie) composta por psicólogo e assistente social e que vai funcionar na sede da secretaria municipal de Educação. O Opaie atenderá as demandas identificadas nas unidades de ensino pelos profissionais de educação.

Também serão realizadas reuniões com as direções e coordenações dos estabelecimentos e com as forças de segurança – Polícia Militar e Polícia Civil, no sentido de repassar orientações e definir mais ações de parceria.

Importante destacar que as escolas da rede municipal de ensino são monitoradas em tempo real por meio de câmeras e sistema eletrônico de vigilância que são conectados com a Central de videomonitoramento da secretaria municipal de Segurança Pública.

A Prefeitura pretende, ainda, intensificar as orientações e treinamentos das equipes escolares para o correto uso dos itens para combate à incêndios e para evacuação das escolas quando necessário.

Entre as ações, está a entrega de 12 novas motos que ampliarão a atuação da Patrulha Escolar nos horários de entrada, intervalo e saída dos estudantes.

O prefeito Bruno Marianelli destacou que todas as medidas que irão fortalecer a rede de segurança nas escolas de Linhares têm o único objetivo de garantir um ambiente cada vez mais seguro para os nossos alunos e professores. Ele pontua que a cultura da paz nas unidades de ensino municipal também precisa da efetiva participação das famílias.

“Em Linhares as nossas equipes já adotam os cuidados em termos de segurança, mas queremos reforçar para que toda a comunidade escolar mantenha a tranquilidade. Tudo que estiver ao nosso alcance vamos fazer para manter a segurança das nossas crianças e a paz dentro do ambiente escolar. Vamos criar ações e projetos para que a presença das famílias no âmbito escolar também sejam mais frequentes. É de extrema importância esta conexão entre escola, comunidade escolar e família”, relata o prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.

Prefeitura vai reforçar segurança nas escolas de Linhares e entrega 12 novas motos para patrulhamento nas unidades de ensino

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também